Irão e Iraque travam preços do petróleo

O petróleo tem registado fortes ganhos na esperança de um acordo para reduzir a oferta. Irão e Iraque estavam de acordo, mas não se comprometem. E o mercado reage.

Irão e Iraque vão cortar a oferta? É a pergunta para um milhão de dólares no mercado petrolífero. Os dois países têm dado sinais de que estão disponíveis para facilitarem o acordo de redução da produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, mas agora dizem que a decisão final fica adiada para 30 de novembro. Nos mercados, os preços corrigem.

Tanto o West Texas Intermediate, negociado nos EUA, como o Brent, em Londres, registaram fortes valorizações nas últimas sessões perante a perspetiva de que o cartel petrolífero vai, efetivamente, reduzir a oferta. O Brent chegou bem perto dos 50 dólares, mas agora recua 0,18% para 49,03 dólares. Nos EUA, o barril cede 0,1% para 47,98 dólares.

As negociações dos técnicos dos vários países que fazem parte da OPEP, prévias à reunião dos ministros do petróleo desses países, chegaram ao fim sem que Irão e Iraque, o segundo e terceiro maior produtor do cartel, respetivamente, tenham definido como vão participar na redução da oferta da matéria-prima, medida vista como essencial para puxar pelos preços.

Os delegados dos dois países deixaram para os ministros a decisão final que só será tomada a 30 de novembro, altura em que tem lugar em Viena, na Áustria, a reunião da OPEP. Do lado do Iraque, o ministro do Petróleo Jabbar Al-Luaibi afirmou, recentemente, que o país vai fazer propostas para ajudar a encontrar um acordo, e o seu homólogo no Irão afirmou ser “altamente provável” que o acordo fosse aprovado na reunião de Viena.

Ainda assim, perante a indefinição, os investidores estão a reagir negativamente. “A dificuldade de ser alcançado um acordo entre os países da OPEP, bem como com um importante parceiro como é a Rússia, está a assustar os investidores”, refere Michael McCarthy, estratega da CMC Markets, à Bloomberg. “O mercado está a fazer uma pausa para reavaliar” as posições do vários países.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Irão e Iraque travam preços do petróleo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião