Revista de imprensa internacional

A imprensa norte-americana continua a dar destaque ao presidente eleito dos Estados Unidos. Desta vez, escreve-se sobre os receios em torno dos favores que Donald Trump poderá fazer ao Deutsche Bank.

Donald Trump continua a dar que falar na imprensa norte-americana, desta vez por “potenciais favores” ao Deutsche Bank. Na Europa, os jornais espanhóis destacam o plano de Rajoy para garantir as pensões, enquanto o The Guardian escreve sobre o negócio milionário que resultou na venda do Skyscanner.

Financial Times

Berlim e Paris em rota de colisão

França e Alemanha estão em desacordo quanto à revisão dos regulamentos para a banca europeia. Berlim considera que as propostas que constam de um pacote de reformas apresentado ontem, pela Comissão Europeia, são insuficientes para proteger os contribuintes dos custos de uma nova crise bancária. Em particular, a proposta para a aplicação de uma norma europeia comum quando um grande banco estiver em stress. Os alemães consideram que esta proposta limitar demasiado os supervisores da banca. Leia a notícia completa no Financial Times. (Acesso pago / Conteúdo em inglês).

Bloomberg

A Apple quer investir mil milhões, mas três irlandeses não deixam

A Apple planeia investir mil milhões de dólares (qualquer coisa como 943 milhões de euros) num centro de dados em Athenry, uma pequena aldeia na costa Atlântica da Irlanda. Mas está a esbarrar com os processos interpostos por três locais, que contestam o potencial impacto ambiental e duvidam dos benefícios económicos que o investimento poderá trazer. A empresa de Tim Cook pretendia avançar começar a operar no centro já em 2017, mas, para já, nada feito. Pelo menos, até março do próximo ano, quando um tribunal vai ouvir nova ronda de argumentos. Leia a notícia completa na Bloomberg. (Acesso gratuito / Conteúdo em inglês).

El Mundo

O que propõe Rajoy para garantir as pensões?

Depois de quase um ano sem um governo com capacidade executiva, Espanha depara-se agora com um novo desafio: dinheiro para pagar as pensões. O executivo de Mariano Rajoy já esboçou uma série de medidas para assegurar a viabilidade da Segurança Social espanhola e é isso que a imprensa espanhola destaca esta quinta-feira. O El Mundo explica a proposta do primeiro-ministro por pontos e destaca a medida mais “chamativa”: a eliminação do limite máximo de tributação dos salários mais altos. Neste momento, a partir do salário mensal de 3.642 euros, a contribuição mensal para a Segurança Social não varia, isto é, a tributação é a mesma para quem ganhar 3.700 ou 50.000 euros. Ainda não é certo que isso vá mudar, mas é possível que sejam criados novos escalões salariais. Leia a notícia completa no El Mundo. (Acesso gratuito / Conteúdo em castelhano).

The Guardian

Chineses compram Skyscanner por 1,6 mil milhões

O motor de buscas de viagens escocês Skyscanner foi vendido ao concorrente chinês Ctrip.com, a maior agência de viagens online da China, numa operação avaliada em 1,4 mil milhões de libras (mais de 1,6 mil milhões de euros). O site escocês, que nasceu da frustração do fundador Gareth Williams em encontrar voos baratos, tem 60 milhões de utilizadores ativos por mês e está disponível em mais de 30 línguas. Leia a notícia completa no The Guardian. (Acesso gratuito / Conteúdo em inglês).

Wall Street Journal

Democratas alertam para possíveis favores de Trump ao Deutsche Bank

Um grupo de deputados democratas está a avisar as autoridades federais que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, poderá fazer “favores especiais” ao Deutsche Bank, o único banco de Wall Street que tem crédito concedido a Trump. Isto numa altura em que o banco alemão está em negociações com o Departamento de Justiça nos EUA, que condenou o banco alemão a pagar uma multa de 14 mil milhões de dólares, pelos empréstimos imobiliários de baixa qualidade, os designados subprime, que concedeu antes da crise financeira mundial. Os democratas acreditam que Trump poderá tentar influenciar estas negociações. Leia a notícia completa no Wall Street Journal. (Acesso pago / Conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião