Referendo em Itália já preocupa investidores em Wall Street

Bolsas norte-americanas cedem de máximos históricos com a aproximação do referendo italiano a deixar investidores do outro lado do Atlântico mais nervosos.

Depois de Donald Trump ter dado o mote para valorizações recorde em Wall Street, agora é tempo dos investidores olharem para a realidade fora do cenário norte-americano. E o principal ponto de interrogação que surge vem de Itália, onde os eleitores vão no próximo domingo às urnas para votar alterações à Constituição italiana. Se o ‘Não’ ganhar, isso vai forçar a saída de Matteo Renzi, que já anunciou a sua retirada do Governo caso seja derrotado no referendo, situação que deixa os investidores bastante desconfortáveis quanto àquilo que poderá suceder na problemática banca italiana.

Se a sessão negativa da manhã na Europa já serviu de aviso em relação à instabilidade que os mercados financeiros poderão observar ao longo da semana, a abertura das bolsas do outro lado do Atlântico reforçam os tons de vermelho. O S&P 500, índice de referência mundial, cedia 0,17%, após ter atingido máximos históricos. Também o industrial Dow Jones e o tecnológico Nasdaq perdiam 0,18% e 0,22%, respetivamente.

“Os negócios com base em Trump foram uma distração durante algum tempo, mas agora as pessoas estão a começar a olhar para outros elementos do mercado”, referiu Kevin Lilley, gestor da Old Mutual Global Investors, à Bloomberg. “Os investidores estão a ficar preocupados com o impacto que o referendo em Itália pode ter nas necessidades de refinanciamento dos seus bancos. É um mercado nervoso num tempo em que a liquidez não é muito elevada”, acrescentou.

Um dos setores em evidência é o financeiro, onde o Goldman Sachs perdia 0,42%, o Citigroup recuava 0,9% e o JPMorgan cedia 0,23%. Já o setor petrolífero avançava com a valorização dos preços do petróleo. O brent e o crude valorizavam mais de 2% depois de o Iraque ter anunciado um compromisso com a OPEP para chegar a um acordo esta semana para a redução da produção de petróleo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Referendo em Itália já preocupa investidores em Wall Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião