Wall Street fecha a subir… mas pouco

  • Marta Santos Silva
  • 29 Novembro 2016

Os três principais índices da bolsa nova iorquina registavam subidas ligeiras animadas pela notícia de que o PIB americano acelerou no terceiro trimestre.

A bolsa norte-americana fechou a subir ligeiramente esta terça-feira, após um dia calmo em que os Estados Unidos revelaram dados positivos sobre o crescimento do PIB.

O S&P 500 fechou a subir 0,06%, nos 2.203,07 pontos, enquanto o índice tecnológico Nasdaq terminou a sessão com uma progressão um pouco mais acentuada: 0,21%, para chegar aos 5.379,92 pontos. O índice industrial Dow Jones também fechou a subir menos de um ponto percentual — 0,13%, subindo para 19.122,49 pontos.

Os principais índices da bolsa de Nova Iorque mantiveram-se assim calmos esta terça-feira. A subida ligeira deve-se em parte ao anúncio, pelo Departamento do Comércio norte-americano, de que o PIB dos EUA avançou 3,2% de julho a setembro, em comparação homóloga, independentemente da incerteza associada às eleições.

Com a pequena subida de hoje a compensar uma queda ligeira ontem, S&P 500, o Nasdaq e o Dow Jones mantêm-se perto dos máximos históricos que têm vindo a atingir desde a vitória de Donald Trump nas eleições dos EUA.

“A perspetiva para a economia norte-americana está a deixar as pessoas otimistas”, disse Steven Santos, corretor no Banco de Investimento Global, à Bloomberg. “É por isso que os investidores querem aumentar o número de ações americanas nas suas carteiras de investimento, mesmo que quase todos os índices estejam perto dos recordes. As coisas parecem calmas — a incerteza da eleição já passou e um aumento dos juros da Fed já está quase certo. E não há, realmente, uma alternativa melhor”.

Petróleo cai com incerteza na OPEP

O crude caiu abaixo dos 46 dólares por barril esta terça-feira devido aos receios de que a Organização Países Exportadores de Petróleo (OPEP) possa não chegar a um acordo amanhã para cortar a produção de petróleo. A matéria-prima caiu para mínimos de duas semanas. O Goldman Sachs refere que o mercado dá apenas 30% de probabilidades de que se chegue a um acordo.

“A reunião dos membros da OPEP em Viena provavelmente vai continuar a roubar manchetes”, disse à Bloomberg a analista Kymberly Martin, do Banco da Nova Zelândia. “Uma falha em conseguir um acordo resultaria em mais quedas do preço do crude”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street fecha a subir… mas pouco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião