5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

  • Ana Luísa Alves
  • 30 Novembro 2016

Esta quarta-feira é dia de saber se o PIB de Portugal anunciado há duas semanas corresponde ao valor revelado agora, mas também de perceber se há ou não acordo na OPEP.

Depois de há duas semanas os portugueses terem sido surpreendidos com as estimativas iniciais para o PIB do terceiro trimestre, esta quarta-feira o INE confirma – ou não – se a economia nacional cresceu ao nível antecipado. Na Europa há ainda a destacar a divulgação do Índice de Preços do Consumidor da zona euro, enquanto Mario Draghi fala em Madrid. Contudo, as atenções dos investidores deverão estar centradas na reunião da OPEP, onde pode ser definido um teto para a produção do “ouro negro”, que permita equilibrar o mercado da matéria-prima.

PIB português. Crescemos assim tanto?

Esta quarta-feira vai ser revelado o PIB do terceiro trimestre em Portugal, depois de as estimativas anunciadas há cerca de duas semanas terem superado as previsões dos economistas. Na altura, foi antecipado um crescimento de 0,8% face ao segundo trimestre, quando se esperava um aumento de 0,3% do PIB. Agora vai ser possível aferir quais as componentes que mais contribuíram para este desempenho.

Reunião da OPEP. Irá haver acordo?

Hoje poderá ser um dia decisivo no mercado petrolífero. A OPEP reúne-se em Viena para decidir se avança ou não com o acordo que permita estabelecer um teto para a produção de petróleo, e encurtar o excesso de matéria-prima disponível no mercado, ajudando a impulsionar os preços. No entanto, os vários Estados-membros do cartel têm apresentado entraves a esse acordo. Já nos EUA vão ser reveladas as reservas semanais de energia, pelo Departamento da Energia norte-americano.

Inflação da zona euro

O Índice de Preços do Consumidor da zona euro vai também ser revelado esta quarta-feira, pelo gabinete de estatísticas do Eurostat. Este indicador é muito importante para perceber se as economias do euro caminham no sentido certo, e se a inflação se está a aproximar da meta desejada pelo BCE: abaixo mas perto de 2%. Esta terça-feira a Alemanha revelou que a taxa de inflação homóloga se manteve em 0,8% em novembro, o mesmo nível do mês anterior.

Mario Draghi fala em Madrid

O presidente do Banco Central Europeu desloca-se esta quarta-feira a Madrid a propósito do centésimo aniversário da Universidade Deusto Business School. Será importante acompanhar as palavras do responsável máximo pela política monetária da zona euro para perceber se dá pistas sobre os próximos passos do BCE, nomeadamente se são ou não reforçadas as medidas de estímulo económico na última reunião do ano, que se realiza em dezembro.

Testes de stress na banca britânica

O Bank of England anuncia os resultados dos testes de stress anuais à banca britânica. É antecipado que o regulador do setor financeiro do Reino Unido apresente o retrato da capacidade de resistência dos maiores bancos ingleses, após a avaliação da sua capacidade de resistência a impactos como uma recessão económica agressiva e a forte queda dos preços das casas. Será também apresentado o Relatório de Estabilidade Financeira do regulador britânico, a que se seguirá uma conferência de imprensa, em Londres, do governador Mark Carney.

Editado por Mónica Silvares

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião