Bolsa nacional prova primeiros ganhos da semana

Lisboa abriu sessão em sinal positivo, depois de duas sessões em queda. Super cotadas como EDP, Galp e Jerónimo Martins dão suporte ao PSI-20.

Depois de duas sessões em queda, o principal índice de ações português avançava de forma tímida, suportado sobretudo nas valorizações das cotadas com maior expressão em Lisboa: Galp, EDP e Jerónimo Martins. Também as bolsas europeias seguiam a negociar em torno da linha de água, sem grandes oscilações, com os investidores expectantes quanto àquilo que poderá sair do referendo de domingo em Itália.

Para já, o PSI-20 avançava há momentos 0,53% para 4.438,48 pontos, num arranque de sessão positivo graças aos bons desempenhos da EDP (+0,48%), Jerónimo Martins (+0,5%) e Galp (+0,61%). No caso da elétrica liderada por António Mexia, a Standard&Poor’s afirmou esta terça-feira a notação da dívida em ‘BB+’, com um outlook positivo, o que indica que a agência poderá melhorar o rating de uma das companhias nacionais com maior presença no mercado obrigacionista privado nos próximos meses.

PSI-20 avança pela primeira vez na semana

Fonte: Bloomberg (Valores em pontos)
Fonte: Bloomberg (Valores em pontos)

Já a Galp continua a ser impactada pelo jogo da corda que se tem revelado a negociação entre os membros da OPEP para alcançar um acordo que visa cortar a produção de petróleo. A reunião que vai decidir se o cartel restringe a oferta de ouro negro está agendada para hoje.

“A Galp poderá estar em destaque em virtude da reunião da OPEP”, antecipam os analistas do BPI no Diário de Bolsa. “A reunião da OPEP será o principal evento do dia. A hora deste evento ainda não foi oficializada, mas considerando a reunião de Setembro em Argel e a tensão dos últimos dias é bastante provável que dure muitas horas. Nos últimos dias, o clima de concórdia deu lugar a declarações algo hostis por parte do Irão e da Arábia Saudita assim como um certo distanciamento da Rússia”, acrescentaram.

No mercado petrolífero, de resto, o barril de Brent, referência para as importações nacionais, valorizava 1,68% para 47,16 dólares.

"A reunião da OPEP será o principal evento do dia. A hora deste evento ainda não foi oficializada, mas considerando a reunião de Setembro em Argel e a tensão dos últimos dias é bastante provável que dure muitas horas. Nos últimos dias, o clima de concórdia deu lugar a declarações algo hostis por parte do Irão e da Arábia Saudita assim como um certo distanciamento da Rússia.”

Analistas do BPI

Diário de Bolsa

Entretanto, os principais índices europeus também despertaram com ganhos bastante ligeiros. A bolsa de Paris destacava-se com um ganho de 0,4%, acompanhada pelas praças de Madrid, Frankfurt e Milão, onde as subidas não iam além dos 0,2%.

“Olhando para as movimentações de hoje, parece que os investidores estão a considerar que a recente onda vendedora na banca italiana já passou. Poderá tratar-se de ajustamentos de última hora nas carteiras, em antecipação ao referendo”, comentava Peter Dixon, economista do Commerzbank, à agência Reuters. “Todas essas incertezas em relação ao referendo italiano ainda existem. Vamos adotar uma visão muito cautelosa em relação ao setor bancário do país”, reforçava este especialista.

(notícia em atualizada às 8h26 com mais informação sobre os mercados europeus)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa nacional prova primeiros ganhos da semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião