Inflação na zona euro chegou aos 0,6% em novembro

  • Lusa e ECO
  • 30 Novembro 2016

Num pequeno aumento relativamente a outubro, a inflação dos países do euro continua a sua lenta subida.

A taxa de inflação homóloga na zona euro é de 0,6% em novembro, acima dos 0,5% de outubro, segundo uma estimativa do Eurostat, hoje divulgada.

Continua assim a tendência de subida que se tem registado nos últimos meses, embora a inflação se mantenha ainda longe dos objetivos do Banco Central Europeu (BCE), que pretende chegar perto dos 2%.

De acordo com o gabinete de estatísticas da União Europeia, foi no setor dos serviços que os preços mais subiram (1,1%, estável face a outubro), seguindo-se o da alimentação, álcool e tabaco (0,7%, face aos 0,4% do mês anterior) e dos bens energéticos (0,3%, estável face a outubro).

No setor da energia os preços caíram 1,1%, uma descida ligeiramente mais acentuada do que a de 0,9% registada em outubro.

A estratégia de aumento da inflação do BCE tem sido uma dor de cabeça para Mario Draghi — o banco tem comprado mais de 80 mil milhões de euros em dívida todos os meses para procurar injetar mais liquidez no sistema bancário.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação na zona euro chegou aos 0,6% em novembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião