Google abre portas ao digital com aulas gratuitas no país

A partir de 2017, a empresa vai dar formação gratuita sobre o mundo digital em Setúbal, Leiria e Aveiro. Mas também criou uma plataforma online, já disponível livremente para todos os portugueses.

A Google vai dar aulas gratuitas sobre o mundo digital a partir do próximo ano. O projeto “Atelier Digital” foi apresentado esta segunda-feira em Setúbal. E, em conjunto com Leiria e Aveiro, as três cidades portuguesas serão as primeiras a acolher estas “sessões de formação gratuita para pessoas com ou sem grau académico, empregados ou desempregados”, explica a empresa em comunicado.

Qualquer pessoa pode usufruir destas formações, presencialmente ou não. Para quem não está nestas cidades mas tenha acesso à internet, a Google criou uma plataforma online com a mesma finalidade: a formação é livre, certificada e já se encontra disponível aqui, com “tutoriais gratuitos” para “ter sucesso online nas redes sociais, nos motores de pesquisa e muito mais”, lê-se na página inicial.

São 23 módulos no total e é o aluno quem define o plano de aprendizagem. Estes “cobrem diferentes áreas de competências digitais”, como “pesquisa, e-mail, redes sociais, redes display, vídeo, e-commerce e web analytics. A formação é dada em vídeo, seguindo-se várias atividades e, no final, um teste.

O “Atelier Digital” foi apresentado esta segunda-feira em Setúbal. Créditos: Paulo AlexandrinoPaulo Alexandrino

Quanto aos cursos presenciais, serão dados ao longo de três dias e abrangem a “otimização para motores de pesquisa (SEO), marketing para motores de pesquisa (SEM), marketing nas redes sociais e mobile, análise de Web e internacionalização”. Arrancam “a partir do início de 2017”, frisa a empresa.

Numa altura em que muitos portugueses não têm competências básicas no domínio digital — e em que a Comissão Europeia (CE) alerta que vai haver um défice de massa crítica neste campo — Francisco Ruiz, diretor de assuntos institucionais da Google na região ibérica, garante que o projeto dará um contributo “para ajudar a resolver o problema”. O “desenvolvimento das competências digitais na Europa” é “uma das grandes prioridades económicas e sociais da União Europeia”, recorda a multinacional.

"O código surge como uma condição de cidadania do futuro. Um futuro apostado numa sociedade mais justa e solidária constrói-se se todos os responsáveis, pessoas e instituições, forem capazes de criar contextos de inclusão.”

Maria Fernanda Rollo

Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

O projeto “Atelier Digital” não é exclusivo para Portugal. Segundo a Google, outras iniciativas deste género têm sido implementadas na Europa “com sucesso e com resultados bem expressivos”. No país, o projeto conta com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos e da SIC Esperança.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Google abre portas ao digital com aulas gratuitas no país

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião