Grupo metalomecânico ‘O Feliz’ vai entrar em França, Bélgica e Colômbia em 2017

  • Lusa
  • 8 Dezembro 2016

Grupo metalomecânico vai investir na internacionalização no próximo ano e espera faturar 36 milhões de euros.

O grupo do setor metalomecânico O Feliz vai entrar no próximo ano em novos mercados, nomeadamente França, Bélgica e Colômbia, avançou hoje a empresa de Braga, que espera faturar 36 milhões de euros em 2016.

“A faturação no final deste ano rondará os 36 milhões de euros, mais 5% face a igual período do ano passado e esperamos crescer em 2017, com a diversificação da atividade de construção metálica, alumínio e revestimentos para novos mercados geográficos, nomeadamente França, Bélgica, Colômbia e para outros mercados africanos”, disse o presidente do grupo, António Feliz, à agência Lusa.

Em 2017, o grupo quer também crescer por “via da diversificação de produtos”, caso do fabrico de painéis de construção (‘sandwich’) e frigorífico, adiantou o gestor.

Fundada em 1945 pelas mãos dos pais dos atuais responsáveis como uma fábrica especializada no negócio de balanças, ‘O Feliz’ atualmente emprega cerca de 400 trabalhadores e faturou 34 milhões de euros em 2015.

As exportações do grupo bracarense representam, atualmente, entre 30 a 40% do seu volume de negócios. O grupo ‘O Feliz’ está presente em Angola com uma unidade industrial e em Moçambique, Argélia e Marrocos, com delegações comerciais.

‘O Feliz’ opera no setor metalomecânico, mas especializou-se, nomeadamente, na construção de estruturas metálicas, perfilagem de chapa, corte e ‘quinagem’ de chapa, fabrico de colunas de iluminação e torres metálicas, corte a laser, fachadas envidraçadas e fachadas ventiladas em painel compósito de alumínio e fabrico de painéis ‘sandwich’ e frigorífico.

O grupo tem apostado numa “política de investimento contínuo” em equipamentos da mais avançada tecnologia, bem como em colaboradores altamente qualificados e de elevada competência”, disse à Lusa António Feliz, lembrando que essa atitude lhe permitiu “dispor [hoje em dia] de uma capacidade produtiva e de uma resposta imediata às exigências e solicitações do mercado, afirmando-se como uma referência nas áreas onde atua”.

Em Angola, a empresa do grupo ‘O Feliz Metalomecânica’, especializada na construção metálica e uma das empresas do projeto Portugal Steel da Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista (CMM), participa no projeto de construção do futuro centro comercial Xyami Kilamba, em Kilamba.

A subempreitada tem um valor de 2,5 milhões de euros.

Para António Feliz, “trata-se de um projeto de grande dimensão e complexidade ao nível logístico dado a elevada quantidade de materiais transportados”.

Foram necessários contentores de 12 metros e a quantidade de material excedeu a centena de contentores que atingiu os 6.700 metros cúbicos. Sem dúvida um desafio, mas estamos preparados para responder a qualquer projeto, em qualquer parte do mundo.

António Feliz

O responsável reconheceu que o facto de terem uma unidade de produção naquele mercado, com “elevada capacidade instalada e recursos humanos altamente qualificados, facilitou a rápida resposta em termos de solução global, numa altura em que Angola está numa fase de expansão no setor do retalho”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grupo metalomecânico ‘O Feliz’ vai entrar em França, Bélgica e Colômbia em 2017

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião