Bolsa de Lisboa regista melhor semana em mais de um ano

O ano está a acabar. Mas nem por isso a bolsa portuguesa deixa de surpreender. Fechou esta sexta-feira com o melhor desempenho semanal desde outubro do ano passado, com um ganho de 5,6%.

Foi a melhor semana do ano para a bolsa portuguesa. O principal índice português acumulou um ganho semanal de 5,6% depois de fechar as últimas cinco sessões no verde, com a Europa a registar também um dos melhores desempenhos semanais de 2016, depois do resultado do referendo italiano — que levou à demissão de Matteo Renzi do governo italiano — ter provado que os investidores já não estão tão assustados com os riscos políticos na região da Zona Euro.

O PSI-20 valorizou esta sexta-feira 0,24% até aos 4.638,07 pontos, numa sessão que começou tremida por causa do sinal de redução de estímulos que o Banco Central Europeu (BCE) enviou esta quinta-feira aos mercados. Mas, no final do dia, não só Lisboa como a generalidade das praças europeias fecharam em cima da linha de água. Valorizaram pouco, mas valorizaram. De Madrid a Frankfurt, os ganhos situaram-se entre os 0,2% e os 0,6%. E o Euro Stoxx 600, o índice de referência para a Europa, encerrou a semana a ganhar cerca de 5% — um melhor desempenho só verificado no arranque do ano.

Natal veio mais cedo no PSI-20

Fonte: Bloomberg (Valores em pontos)
Fonte: Bloomberg (Valores em pontos)

“Após os ganhos conquistados desde a realização do referendo italiano, a sessão foi marcada por uma consolidação”, explicaram os analistas do BPI no Comentário de Fecho. “Não obstante a continuação da subida das yields nacionais, a EDP e a EDP Renováveis negociaram de forma estável. No mercado da dívida, as yields a dez anos portuguesas prolongaram a subida ontem desencadeada pela decisão do BCE, tendo negociado nos máximos dos últimos meses (3,85%).

BCP cai 3% com mais valias

A limitar os ganhos em Lisboa esteve sobretudo o BCP. Depois das expressivas valorizações nos últimos dias, a sessão sexta-feira ficou marcada por um movimento de correção em torno dos títulos do banco liderado por Nuno Amado. As ações caíram 3% para 1,31 euros. “O BCP foi envolvido no movimento de realização de mais-valias que atingiu o setor bancário europeu”, explicam os analistas do BPI.

Metade das 18 cotadas que compõem o índice benchmark nacional fecharam em terreno positivo, com destaque para as ações da Nos, que avançaram 2,88% para 5,55 euros, no melhor desempenho em Lisboa. Em destaque pela positiva estiveram ainda a Jerónimo Martins (+0,99%) e EDP (+0,71%), duas super cotadas que costumam determinar as variações do índice geral.

(notícia em atualizada às 17h05 com mais cotações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa de Lisboa regista melhor semana em mais de um ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião