PCP recusa ideia de Rio sobre imposto para a dívida e lamenta submissão a “mandantes”

  • Lusa
  • 13 Dezembro 2016

Jerónimo de Sousa recusou a solução proposta por Rui Rio de criar um imposto para pagar a dívida pública, que já ultrapassou os 130% do PIB. A solução para os comunistas é a renegociação da dívida.

O líder comunista, Jerónimo de Sousa, esta terça-feira, refutou a ideia avançada pelo social-democrata e ex-autarca do Porto Rui Rio de criar um imposto para pagar a dívida externa, insistindo na necessidade de renegociar com credores sem submissão.

“A solução não é essa. Mesmo como devedores temos direitos, de reclamar a renegociação da dívida nos seus montantes, prazos e juros. Há o problema de fundo que é o próprio serviço da dívida – vamos ter de pagar oito mil milhões de euros num ano”, descreveu Jerónimo de Sousa.

O secretário-geral do PCP, à margem de um encontro com a Ordem dos Médicos, criticou a atitude daqueles que aceitam, “passivamente, que não é momento para renegociar essa dívida, invocando um argumento inaceitável que é esperemos pelas eleições da Alemanha, França ou Holanda‘, numa posição de submissão em relação àquilo que é o interesse nacional”.

"Há uns que mandam e uns que obedecem. Nós não aceitamos isso.”

Jerónimo de Sousa

Secretário-geral do PCP

“Devemos afirmarmo-nos como povo e país soberano e não esperar por esses que, afinal, existem – mandantes na União Europeia. Há uns que mandam e uns que obedecem. Nós não aceitamos isso“, declarou, lastimando que o país tenha “um ‘superavit’ de cinco mil milhões de euros que vão para o sorvedouro da dívida”.

Rui Rio tinha sugerido na segunda-feira, uma redução do IVA, do IRS e do IRC para, em contrapartida, ser criado um imposto consignado ao pagamento dos juros da dívida pública.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PCP recusa ideia de Rio sobre imposto para a dívida e lamenta submissão a “mandantes”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião