Fed sobe juros, mas Banco de Inglaterra mantém

Esta quarta-feira ficou marcada pelo aumento da taxa de juro nos EUA. Um dia depois, ficou-se a saber a decisão do outro lado do Atlântico: o Banco de Inglaterra não alterou a taxa de juro.

A política monetária está a marcar esta semana. Após a decisão da Reserva Federal aumentar os juros em 25 pontos base — para o intervalo entre 0,5% e 0,75% –, o Banco de Inglaterra anunciou hoje que vai manter inalterada a taxa de juro de referência. A decisão foi unânime na última reunião da instituição liderada por Mark Carney.

O Banco de Inglaterra decidiu manter a taxa de juro no mínimo histórico em 0,25%. A acompanhar a decisão, a autoridade monetária inglesa avisou que a libra está a subir e isso pode refletir-se num crescimento tímido da inflação, em comparação com estimativas anteriores. O Brexit vai ainda penalizar o crescimento económico, tal como já tinha indicado a revisão em baixa do ministro das Finanças britânico em relação à subida do PIB do Reino Unido de 2,2% para 1,4%.

Em comentário a esta decisão, os analistas do IHS Markit afirmam que este foi um “final tranquilo” depois de um ano “tumultuoso” para o Banco da Inglaterra, apesar de a decisão ser esperada. Para 2017, a perspetiva é também de poucas mudanças com a incerteza do Brexit ainda a fazer notar-se. As expectativas em relação ao investimento continuam baixas, a um nível inferior aos níveis pré-referendo.

Estas duas decisões da Reserva Federal norte-americana e do Banco de Inglaterra chegaram uma semana depois de o Banco Central Europeu ter prolongado até dezembro de 2017 o seu programa de compra de ativos, com algumas nuances.

Editado por Pedro Sousa Carvalho

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fed sobe juros, mas Banco de Inglaterra mantém

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião