PSI-20 lidera perdas na Europa. Energia pressiona

  • Rita Atalaia
  • 22 Dezembro 2016

Apesar da queda acentuada do BCP, a energia é que foi determinante para a descida da bolsa nacional. O PSI-20 encerrou no vermelho pela segunda sessão consecutiva e liderou as perdas na Europa.

Mais um dia de perdas para a bolsa nacional. O PSI-20 encerrou no vermelho pela segunda sessão consecutiva, a descida mais acentuadas entre as principais praças europeias. Apesar de o BCP ter sido uma das cotadas que mais caiu, o setor energético é que foi realmente determinante para o saldo negativo do índice nacional.

O PSI-20 caiu 0,72% para 4.612,72 pontos, acompanhando a tendência europeia. A bolsa nacional foi sobretudo pressionada sobretudo pela energia. No grupo EDP, a casa-mãe cedeu 1,24% para 2,87 euros, enquanto a subsidiária EDP Renováveis afundou 0,59% para 5,89 euros. Destaque negativo ainda para a Galp Energia. A petrolífera recuou 0,60%, apesar de o dia ter sido de ganhos para os preços do petróleo.

Na banca, o BCP cedeu 2,69% para 1,0842 euros, numa sessão que continuou a ser influenciada pelos receios em torno do setor financeiro italiano. O Monte dei Paschi, o mais antigo banco de Mundo, tem as portas abertas à entrada do Estado. Isto depois de não ter conseguido atrair o interesse dos investidores numa venda de ações realizada para reforçar os capitais do banco. As ações do banco italiano oscilaram entre ganhos e perdas durante a sessão, mas acabaram por encerrar novamente em queda de mais de 6%.

“[Os investidores] estão a olhar para o Monte dei Paschi e a dizer que isto é um caso isolado (…) Penso que as pessoas não vão tirar as mesmas conclusões para o Intesa ou para o UniCredit”, diz Edmund Shing, responsável global pela estratégia de derivados e de ações do BNP Paribas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 lidera perdas na Europa. Energia pressiona

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião