Valor dos concursos públicos sobe 33% em novembro

  • Lusa
  • 22 Dezembro 2016

A AICCOPN registou 1.492 milhões de euros resultantes dos anúncios de lançamento de concursos de obras públicas. Um sinal de recuperação deste mercado.

O valor dos concursos públicos promovidos cresceu 33% em novembro, numa comparação homóloga, enquanto os contratos celebrados subiram 11%, mostrando uma recuperação do mercado das obras públicas, segundo a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

No seu barómetro de obras públicas, a AICCOPN registou 1.492 milhões de euros resultantes dos anúncios de lançamento de concursos de obras públicas, um “valor que é 33% superior ao apurado em 2015” e idêntico ao montante de 1.485 milhões de euros registados em 2014.

Em termos mensais, foram registados 144 milhões de euros em concursos promovidos, ou seja, menos 21 milhões de euros em relação a outubro, mas 88 milhões de euros acima do notado em novembro de 2015.

O Observatório das Obras Públicas registou entre janeiro e novembro 631 milhões euros (mais 8% em termos homólogos) em contratos resultantes de concursos públicos.

Este valor superou os 627 milhões registados no acumulado de 2015, “mas representa apenas 42% de todo o montante de concursos públicos anunciados este ano”.

Dos contratos por ajustes diretos, os números de novembro indicam 481 milhões de euros, numa subida de 17%, na comparação homóloga.

No seu conjunto, os contratos celebrados e reportados até ao penúltimo mês do ano representam 1.202 milhões de euros, numa subida de 11% em relação a novembro do ano passado.

Em novembro disparou a contratação pública

O mês de novembro registou ainda o maior número de anúncios publicados em Diário da República desde janeiro de 2014 para a abertura de concursos de aquisição de bens, serviços e empreitadas, num total de 955, informou hoje o IMPIC.

Segundo a síntese mensal da contratação pública do Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção (IMPIC), os 955 anúncios totalizam 365 milhões de euros, dos quais 226 milhões de euros dizem respeito a contratos de bens e serviços (62%) e o restante a empreitadas de obras públicas.

Em novembro houve mais 182 anúncios de concursos do que no mês anterior, o que representa um acréscimo de 64 milhões de euros na despesa, e 185 anúncios na comparação com novembro de 2015, traduzindo uma subida de 95 milhões de euros.

A nota do IMPIC referiu ainda que em novembro foram publicados 9.775 contratos, totalizando 442 milhões de euros, tendo o procedimento mais utilizado sido o ajuste direto (87%), mas, do ponto de vista da despesa, o peso dos procedimentos concursais (195 milhões de euros) é idêntico ao dos ajustes diretos (190 milhões de euros).

Na comparação com outubro, em novembro foram publicados no portal BASE (Portal dos Contratos Públicos) mais 124 contratos, mas representando menos 36 milhões de euros, enquanto em termos homólogos foram publicados menos 2.130 contratos, significando menos 14 milhões euros na despesa contratada.

Comparando com novembro de 2015, foram celebrados menos contratos (11.897 contra 9.757), traduzindo uma diminuição de 15 milhões de euros.

A nível das obras públicas houve mais 64 contratos e mais 68 milhões de euros na despesa pública.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Valor dos concursos públicos sobe 33% em novembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião