Mário Soares continua em estado grave e crítico

A situação clínica do ex-Presidente Mário Soares agravou-se subitamente. O estado é "grave e crítico". Novo boletim clínico será divulgado às 13h00 de domingo.

O estado de saúde do ex-Presidente Mário Soares é “crítico” e o “prognóstico é reservado”, revela o porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha, acrescentando que este se encontra nos cuidados intensivos.

Mário Soares sofreu um “agravamento claro”, “a situação é crítica e o estado grave”, explicou o porta-voz. A reserva mantém-se e novo boletim será dado às 13h00 de domingo. O porta-voz não adiantou se está ligado a suportes de vida ou se está consciente, remetendo quaisquer esclarecimentos para a família do antigo Chefe de Estado.

O Hospital da Cruz Vermelha voltou a sublinhar que, por volta das 11 da manhã, o estado de saúde do antigo Chefe de Estado se “agravou subitamente”, o que “levou a equipa clínica a transferi-lo novamente para os cuidados intensivos”.

Esta manhã, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa já visitou Mário Soares, mas não prestou quaisquer declarações. Mais tarde disse que todos os portugueses devem estar muito gratos por aquilo que Soares deu ao país, apesar das diferenças de opiniões que possam existir.

O primeiro-ministro António Costa também visitou Soares a meio da tarde de hoje não prestando também quaisquer declarações. A Lusa citou ainda fonte do gabinete de Ferro Rodrigues dizendo que “Mário Soares não está melhor”. “Vamos aguardar que haja uma evolução favorável”, acrescentou a mesma fonte que confirmou que o presidente da Assembleia da República falou com o filho do fundador do PS, João Soares, que lhe deu conta da situação clínica do pai.

Internado desde o dia 13 de dezembro, o antigo Presidente fora transferido na quinta-feira dos Cuidados Intensivos para a “unidade de internamento em regime reservado” do Hospital da Cruz Vermelha, depois de sinais de melhoria do estado de saúde.

Na ocasião, o hospital anunciou que Mário Soares “manter-se-á sob vigilância continuada a cargo da equipa clínica multidisciplinar que o acompanhou na Unidade de Cuidados Intensivos”.

Segundo o hospital, o internamento em “regime reservado” permite apenas visitas de familiares. Os familiares mais próximos estão no hospital a acompanhar a evolução do estado de saúde de Mário Soares.

Artigo atualizado às 20H05 com o boletim clínico divulgado às 20h00

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mário Soares continua em estado grave e crítico

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião