Catarina Martins: Posição da DBRS sobre Novo Banco é “chantagem europeia”

  • Lusa
  • 13 Janeiro 2017

A coordenadora do Bloco de Esquerda falou esta sexta-feira sobre a posição da agência perante a situação do Novo Banco. Para Catarina Martins é importante "proteger a economia portuguesa".

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse hoje que a agência de ‘rating’ DBRS está a “fazer chantagem europeia” com a posição assumida sobre o Novo Banco, reiterando estar contra a entrega de dinheiro a um “fundo abutre estrangeiro”.

“O que está a acontecer é uma chantagem europeia por via da DBRS, querendo dizer que os contribuintes têm de pagar para entregar um banco limpo com dinheiros públicos a um fundo abutre estrangeiro, que irá fazer dinheiro rapidamente com os ativos e isso é inadmissível”, afirmou Catarina Martins, em declarações aos jornalistas no Bombarral.

Para a bloquista, depois de o anterior Governo PSD/CDS-PP ter “prometido que não ia cortar um tostão aos contribuintes e a fatura ter sido de milhares de milhões de euros”, “é altura de falar a verdade”, o que para o Bloco de Esquerda passa por assumir que a “resolução foi mal feita e lidar de uma forma séria com o dinheiro dos contribuintes e com o sistema financeiro”.

“Uma vez que o dinheiro dos contribuintes está já comprometido, é preciso proteger a economia portuguesa, as empresas que estão ligadas ao Novo Banco, as pessoas que têm lá as suas poupanças e isso passa por manter o Novo Banco público e por uma gestão que possa responsabilizar quem criou a situação do BES [Banco Espírito Santo]”, defendeu.

A coordenadora do BE falava à margem de uma visita ao tribunal do Bombarral, um dos 20 que foi reaberto no início do ano.

A agência de ‘rating’ DBRS alertou que uma eventual nacionalização do Novo Banco poderia afetar o ‘ranting’ de Portugal e acarretar “dificuldades” junto da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu, segundo noticiou a Sic Notícias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Catarina Martins: Posição da DBRS sobre Novo Banco é “chantagem europeia”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião