Portugueses fizeram mais de 7 milhões de viagens no verão

Mais de um terço dos residentes em Portugal fez, pelo menos, uma viagem no terceiro trimestre. As deslocações de curta duração representaram mais de metade do total de viagens feitas no verão.

Os residentes em Portugal fizeram mais de sete milhões de viagens turísticas no último verão. As deslocações de curta duração foram a grande preferência, correspondendo a mais de metade do total de viagens, enquanto as viagens ao estrangeiro representam menos de 10% do total.

Os dados foram divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que dá conta de que, ao todo, os residentes no país realizaram 7,63 milhões de deslocações turísticas no terceiro trimestre do ano passado, um aumento de 9,6% face a igual período de 2015. Neste período, mais de um terço (36,3%) dos residentes em Portugal fez, pelo menos, uma deslocação turística.

Destas, mais de quatro milhões foram deslocações de curta duração, uma subida de 11,8% do que no terceiro trimestre de 2015. Já as viagens em território nacional aumentaram em 9,9%, enquanto as viagens para fora do país subiram 9,4%. Feitas as contas, 6,9 milhões de viagens (ou mais de 90% do total) foram domésticas.

Lazer, recreio ou férias foi o principal motivo que justificou as viagens feitas no terceiro trimestre, seguindo-se a visita a familiares ou amigos, com 4,6 milhões e 2,5 milhões de deslocações feitas por estes motivos, respetivamente. As viagens por motivos profissionais ou de negócios (359 mil, um aumento homólogo de 10,4%) mantiveram o seu peso relativo de 4,7%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugueses fizeram mais de 7 milhões de viagens no verão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião