Carnaval não é só samba. Também é neve

O Carnaval é uma boa oportunidade para fugir às "altas temperaturas" e apostar nas emoções fortes de umas mini-férias na neve. Conheça algumas das melhores propostas para deslizar encosta abaixo.

O Carnaval está à espreita. Faltam pouco mais de duas semanas para que as ruas se inundem de cor, alegria e pessoas com pouca roupa a prestar homenagem o rei Momo. Mas o Carnaval também pode ser a desculpa perfeita para fugir do reboliço das comemorações e rumar a um destino onde a cor e alegria também imperam, mas em que a roupa quente é imprescindível. Ou seja, a neve.

Tendo em conta que fevereiro é o mês de eleição para a prática de desportos de inverno, quem tiver a possibilidade de juntar um dia de férias ao do Carnaval tem a desculpa perfeita para deslizar encosta abaixo num destino de neve mais ou menos próximo. A pensar nisso, o ECO reuniu um conjunto de propostas com destinos de neve para umas mini-férias neste carnaval. Entre 10 propostas selecionadas, incluímos também soluções para quem não pretende fugir às celebrações carnavalescas mais quentes.

serra_da_estrela_-_estancia-1

 

  • Serra da Estrela

A Serra da não é uma estância para grandes esquiadores, mas pode ser a escolha certa para quem prefere ficar por Portugal e aproveitar para praticar desportos de neve um pouco mais leves e ter um fim-de-semana de carnaval também mais calmo. A Pousada da Serra da Estrela, antigo sanatório das Penhas da Saúde recentemente convertido, pode ser o destino de eleição para o fazer.

A nova pousada dispõe de um programa específico para o Carnaval a partir de 118 euros, por noite, para quarto, com pequeno-almoço incluído. Depois só terá de usar a imaginação para preencher cada dia que por lá decidir passar. Para além de aproveitar a neve e a paisagem local, também poderá aproveitar para visitar algumas das atrações da zona da Serra da Estrela como o Museu Natural da Eletricidade ou o Museu do Pão, em Seia.

  • Andorra, Grandvalira

Andorra é uma das regiões mais procuradas pelos portugueses adeptos dos desportos de neve. A região dispõe de várias estâncias, sendo Grandvalira uma das mais populares. Esta nasceu da união de várias estâncias como Pas de la Casa – Grau Roig e Soldeu – El Tarter. No total, os turistas têm ao dispor cerca de 200 km de pistas de neve para percorrer.

A agência de viagens Best Travel dispõe de um programa rumo a este destino a partir de 433 euros por pessoa, com estadia no Euroski Mountain Resort (4 estrelas), incluindo pequeno-almoço. Este programa prevê três dias de forfait. Estas condições são válidas para entradas a 25 de fevereiro.

  • Andorra, Vallnord

Vallnord é outra das estâncias mais conhecidas de Andorra, concentrando dois setores — Pal-Arinsal e Ordino-Arcalís — sendo este último vocacionado para os esquiadores mais experientes. A agência de viagens Abreu disponibiliza um programa rumo a este destino de Andorra a partir de 461 euros, por pessoa. Este preço é válido para cinco noites de alojamento, em regime de meia-pensão, no Hotel Magic La Massana (4 estrelas), que fica a 150 metros de distância da estância. O valor do programa inclui quatro dias de forfait e seguro Multiviagens Neve Abreu. As condições são válidas para entradas a 26 de fevereiro.gondola-1949683_1280

  • Sierra Nevada

O fator de proximidade leva a que muitos portugueses escolham a Sierra Nevada como um dos destinos favoritos para a prática de desportos de inverno. Em seu favor sobressai o facto de se tratar da mais alta estância da Península Ibérica, graças aos seus 3.300 metros de altitude, mas também se destacam os seus 104 km de pistas muito bem preparadas.

A agência Abreu propõe um programa de cinco noites rumo a este destino a partir de 493 euros por pessoa, com alojamento num estúdio para duas pessoas. A estadia é no Aparthotel Trevenque (3 estrelas), com o preço a incluir pequeno-almoço e forfait para quatro dias. A entrada é a 26 de fevereiro.

  • Espanha, Formigal

Formigal é o maior domínio esquiável de Espanha, graças aos seus 137 km e 97 pistas. Quem pretenda rumar a esse destino no Cranaval encontra uma proposta à medida na Sporski. São cinco noites de estadia no Hotel Saliecho (4 estrelas), a unidade hoteleira que fica mais próxima das pistas, a partir de 652 euros, por pessoa, em quarto duplo e em regime de meia-pensão. O preço inclui cinco dias de forfait e seguro de viagem neve/ski e transfer até às pistas.

  • Espanha, Baqueira Beret

Baqueira Beret é uma estância composta por três zonas distintas: Baqueira, indicada para iniciados, Beret, com pistas para esquiadores experientes e a zona de Bonaigua, com maior altitude. Aqui, tal como em outros locais, os preços diferem muito consoante o tipo de alojamento e o regime escolhido. Uma das sugestões de destinos de neve para o Carnaval da Top Atlântico, ruma precisamente a esse destino.

O programa inclui cinco noites de estadia, a partir de 26 de fevereiro, no Hotel Himalaia Baqueira (4 estrelas), com regime de meia-pensão. O custo é de 1.018 euros, por pessoa, em quarto duplo, incluindo cinco dias de forfait.

ski-lift-1941395_1280

  • França, Vars

Existem mais de 20 estâncias de ski de referência em França, o que torna a escolha uma tarefa difícil. A pensar em quem disponha de um pouco mais de tempo, do que apenas os dias em torno do Carnaval, este programa rumo a Vars pode ser uma opção. Trata-se de uma programa de sete noites com partida de Lisboa e entrada a 25 de fevereiro, disponível na agência Top Atlântico a partir de 875 euros, por pessoa. A estadia é em regime de só alojamento num apartamento T1 (lotação dois adiltos e duas crianças) nos Les Chalets des Rennes (3 estrelas) que dista 100 metros do teleférico de esqui em Vars. O preço inclui seis dias de forfait e aluguer de equipamento para ski.

  • Suíça – Zermatt

No espaço europeu seria quase um ultraje não fazer uma referência às estâncias suíças. Naquele que é um dos destinos de neve mais procurados internacionalmente, Zermatt e St. Moritz são as estâncias favoritas. Rumo a Zermatt, a agência de viagens Snowtrex oferece um programa de quatro noites com estadia, em quarto duplo, no Hotel City (3 estrelas) situado na zona central em Täsch, em regime de meia-pensão. É necessário fazer uma viagem de comboio de 12 minutos até à estância. O preço deste pacote é de 799 euros por pessoa e inclui forfait. A entrada é a 26 de fevereiro.

  • Itália, Veneza

Veneza é considerado um dos destinos de eleição para os mais românticos, mas a cidade dos canais também é famosa pelo seu carnaval. Para quem não disponha de muito tempo ou prefira evitar as baixas temperaturas pode encontrar nesta cidade italiana uma forma alternativa de homenagear o rei Momo. A Top Atlântico, dispõe de um programa à medida dessas pessoas. Inclui três noites de estadia no Hotel Carlton on the Grand Canal (4 estrelas), a partir de 785 euros por pessoa, só com pequeno-almoço incluído. Há também a possibilidade de reservar jantar buffet com baile de máscaras no hotel por 140 euros por pessoa.

carnaval

  • Brasil, Rio de Janeiro

Há quem prefira não fugir ao óbvio e eleja as elevadas temperaturas e prefira celebrar o Carnaval na sua capital: o Rio de Janeiro. Para quem prefira essa opção, a agência Abreu disponibiliza um programa à medida. São sete noites de estadia, com partida marcada de Lisboa para 23 de fevereiro, num programa que custa desde 1.705 euros, por pessoa, com estadia no Hotel Vila Galé Rio de Janeiro. este preço apenas inclui alojamento e pequeno-almoço, bem como transfers.

Alguns conselhos a reter para a neve

  • Se é um estreante nestas andanças, não se agigante comece pelas pistas mais fáceis, para evitar dissabores físicos. Estas são classificadas por cores: verde, azul, vermelho e preto, do mais fácil para o mais avançado. Para os menos experientes provavelmente será preferível ficar no verde do que cair no negro.
  • O aluguer do equipamento através da própria agência, em vez de o fazer no local de destino, poderá poupar permitir uma poupança substancial. Na Sporski, por exemplo, uma agência especializada em destinos de neve, a reserva antecipada dos equipamentos permite uma poupança de 35%.
  • Para poupar uma quantia considerável opte também pelos pacotes de viagem que incluem o forfait, ou seja o passe que permite aceder às pistas da estância.
  • Há acessórios que não podem faltar na bagagem de viagem, quando o rumo é a neve. Inclua um par de luvas de boa qualidade e um gorro, se possível com pala, para se proteger tanto do frio como do sol. Não se esqueça também dos óculos de sol e/ou neve para proteger os olhos dos raios solares e do vento. Quanto à roupa, escolha peças com bom isolamento térmico, resistente e impermeáveis.
  • Se é estreante, talvez não seja má ideia investir num curso de ski. Mais uma vez, se fizer a contratação deste curso através de uma agência de viagens (e não no local) poderá poupar alguns euros.
  • A subscrição de um seguro específico para a neve é outro dos principais cuidados que os especialistas aconselham ter.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Carnaval não é só samba. Também é neve

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião