5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

O Twitter apresenta as contas aos lucros e os Estados Unidos contas aos desempregados. Saiba o que vai marcar esta quinta-feira nos mercados.

O PSI-20 vai abrir sem o BPI — passando a ser um PSI-17 — mas com mais 14 mil milhões novas ações do BCP. O Twitter apresenta os resultados, que se esperam positivos, e do lado dos dados económicos há novidades na Alemanha e nos EUA.

Quanto valem os tweets?

O Twitter apresenta os resultados do último trimestre de 2016 esta quinta-feira. Os analistas esperam um lucro que deve rondar os 184 milhões de dólares no quarto trimestre, para um total de 574 milhões no ano inteiro. Agora que a rede social está na ribalta diariamente devido ao seu utilizador mais proeminente, o presidente dos Estados Unidos Donald Trump, a empresa vai ter de mostrar que sabe gerir o impacto positivo e negativo desta presença, enquanto Trump faz tremer os mercados com cada tweet.

BPI fora do PSI-20

O CaixaBank passou a controlar 84,52% do capital do BPI na sequência da oferta que lançou sobre a instituição portuguesa. Este resultado, anunciado esta quarta-feira na Euronext Lisboa, não permite ao banco catalão avançar com a aquisição potestativa das restantes ações. Gonzalo Gortázar adiantou que a Allianz não vendeu na oferta catalã. Ou seja, com apenas 5% a 6% do capital disperso no mercado, o BPI ficou fora do índice de referência da bolsa nacional face à baixíssima liquidez.

Festa de novas ações no BCP

Se vão faltar ações do BPI a circular em bolsa, o mesmo não poderá dizer o BCP, que lança esta quinta-feira mais 14 mil milhões de novas ações no mercado, resultantes do aumento de capital no valor de 1.300 milhões de euros. Nas últimas duas sessões, os títulos do banco liderado por Nuno Amado afundaram cerca de 16%. O Euronext realiza pelas 10h00 uma sessão comemorativa de entrada em bolsa das novas ações.

Os pesos na balança comercial alemã

A maior economia da União Europeia dá a conhecer os dados da balança comercial, fundamentais para a Alemanha cuja indústria manufatureira tem como principal objetivo a exportação. Perante a perspetiva de instabilidade política interna em ano eleitoral e do protecionismo que Donald Trump promete nos EUA, é preciso saber se a balança comercial alemã resiste aos abanões que aí vêm como o tem feito até agora.

Como está o mercado de trabalho nos EUA?

Mais um diagnóstico: esta quinta-feira volta a atualização semanal dos números dos pedidos de subsídio de desemprego nos Estados Unidos, que na semana passada já mostraram uma queda mais acentuada do que o esperado. O mercado de trabalho norte-americano está muito próximo do emprego total. O aumento dos empregos nos EUA foi uma das grandes promessas do novo presidente, pelo que estes dados são importantes para a nova administração.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião