RBS prepara corte de custos na ordem dos mil milhões

  • Rita Atalaia
  • 12 Fevereiro 2017

O banco está a planear cortar mil milhões de libras em custos operacionais. Mas como? Através do despedimento de funcionários. Um número que pode chegar aos 15 mil trabalhadores.

O Royal Bank of Scotland vai avançar com um corte de custos. O banco quer eliminar mil milhões de libras de encargos operacionais. E, para que isso aconteça, vai despedir funcionários. Mas ainda não se sabe quantas pessoas vão ser convidadas a sair. Esta reestruturação do RBS tem um objetivo claro: aumentar a rentabilidade, depois de ter chumbado os testes de stress do Banco de Inglaterra e num cenário de fragilidade da banca europeia.

O RBS disse que vai revelar novos planos para alcançar os alvos para os lucros. E isto deve acontecer no dia em que vai apresentar os resultados financeiros. Portanto, a 24 de fevereiro. Fonte próxima do assunto disse à Bloomberg que o banco quer cortar mil milhões de libras (1,17 mil milhões de euros) de custos operacionais. E vai ter de reduzir o número de trabalhadores para alcançar este objetivo.

A fonte avança que o banco não deve revelar o número de despedimentos. Mas o The Sunday Times refere, citando um analista, que deve chegar aos 15 mil funcionários. Contactada pelo jornal, a porta-voz do RBS não quis comentar os planos.

Foi em novembro que o RBS falhou nos testes de stress realizados pelo Banco de Inglaterra e vai ter de apresentar aos reguladores financeiros britânicos um plano para reforçar a sua posição de capital no montante de dois mil milhões de libras. E este resultado sublinhou o esforço que a instituição ainda tem de realizar para alcançar uma posição de maior estabilidade oito anos depois de ter sido resgatada por dinheiro público na sequência da grave crise financeira global que teve origem no mercado de subprime dos EUA.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

RBS prepara corte de custos na ordem dos mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião