5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

A Galp divulga, esta manhã, os resultados do quarto trimestre, enquanto o Banco de Portugal revela os mais recentes indicadores de atividade económica.

A Galp apresenta hoje as contas do quarto trimestre de 2016, depois de um terceiro trimestre em que os lucros caíram 26%, no mesmo dia em que serão conhecidas as primeiras empresas familiares a entrarem no programa FamilyShare. Lá fora, os ministros das Finanças da zona euro estarão reunidos para adotar as orientações para o Orçamento para 2018.

Galp presta contas

A Galp apresenta, esta manhã, os resultados financeiros do último trimestre de 2016. No conjunto dos nove meses do ano passado, a petrolífera reportou lucros de 361 milhões de euros, uma queda de 26% que justificou com um “efeito stock de 14 milhões de euros e eventos não recorrentes de 37 milhões de euros”.

A economia portuguesa, segundo o Banco de Portugal

O Banco de Portugal divulga hoje vários indicadores. Os mais importantes serão os indicadores de atividade económica, mensal e trimestral, que permitirão medir o comportamento da economia no arranque deste ano. No final do ano passado, o Banco de Portugal mostrava-se satisfeito com o rumo da economia portuguesa, mas sublinhava que são precisas mais reformas estruturais, mais consolidação e menos dívida.

E a europeia, segundo a Markit

A consultora Markit divulga mais uma edição do índice de gestores de compras (o PMI, na sigla em inglês), que permite medir o pulso à economia da zona euro. Em janeiro, o índice manteve-se elevado, acima dos 50 pontos, numa altura em que a inflação começa a dar sinais de evolução mais robusta.

Euronext divulga empresas do FamilyShare

A Euronext, dona da bolsa de Lisboa, divulga hoje as primeiras empresas selecionadas para o programa FamilyShare, que visa atrair mais empresas familiares para a bolsa. No âmbito deste programa, a Euronext vai prestar apoio aos pequenos empresários que pretendam colocar os seus negócios no mercado de capitais. A iniciativa inclui roadshows em toda a Europa para encontros com os investidores, cobertura financeira através de um programa da Morninstar e uma secção exclusiva no site da Euronext.

Ministros das Finanças europeus reunidos

Os ministros das Finanças europeus vão estar reunidos no Ecofin (o Conselho de Assuntos Económicos e Financeiros). Nesta reunião, além de discutirem medidas de combate à evasão fiscal, os ministros vão adotar as orientações para o Orçamento da União Europeia para 2018, que constituirão um documento de referência para o próximo ciclo orçamental.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião