Depois dos resultados, EDP e Nos afundam PSI-20

A elétrica nacional e a empresa de telecomunicações apresentaram resultados positivos ontem, mas as ações fecharam em queda esta sexta-feira. PSI-20 fechou em terreno negativo.

Apesar dos resultados da EDP e da Nos terem sido positivos, as ações de ambas as empresas tombaram esta sexta-feira no PSI-20. Estes resultados negativos levaram a bolsa lisboeta a terminar a semana em terreno negativo. No caso da EDP, os investidores ficaram desapontados com os resultados operacionais (antes de impostos) da empresa. Já na Nos, segundo uma nota de research do Haitong, os investidores não gostaram das perspetivas para o futuro.

As ações da EDP EDP 0,00% estiveram a desvalorizar 5% esta sessão. A fechar, os títulos da elétrica nacional caíram 3,67% para os 2,81 euros por ação, apesar de esta quinta-feira ter apresentado um lucro superior ao esperado e de ter subido o dividendo para 19 cêntimos. O que está em causa? O EBITDA, que exclui os impostos pagos, caiu 4% em 2016 face a 2015.

A Nos NOS 0,00% também lucrou mais em 2016, mas as suas ações desvalorizaram esta sexta-feira 3,35% para os 5,36 euros por título. Em causa está, segundo os analistas do Haitong, o que foi dito na conferência de resultados: os investidores ficaram desapontados com o tom, em particular com as perspetivas para 2017 e a política futura de dividendos. Ainda assim, ontem a empresa de telecomunicações anunciou que o dividendo ia subir para os 20 cêntimos.

O PSI-20 PSI20 0,00% sofreu com as quedas da EDP e da NOS. O índice lisboeta caiu 1,02% esta sexta-feira para os 4.660,73 pontos, terminando a semana como a começou. No dia em que se soube, segundo o Jornal Económico, que a REN RENE 0,00% está interessada na Portgas — empresa que a EDP vai vender –, as ações da empresa desvalorizaram 1,57% para os 2,64 euros.

A descer estiveram também os CTT CTT 0,00% e a Altri. A contrariar a queda generalizada no PSI-20 esteve o BCP: as ações do banco subiram 1,34% para os 16 cêntimos, evitando assim uma descida mais expressiva do índice português num dia negativo nos restantes mercados europeus. O Stoxx 600 fechou a cair 0,11%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Depois dos resultados, EDP e Nos afundam PSI-20

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião