Grupo EDP dá terceira sessão negativa a Lisboa

EDP e Renováveis iniciam dia sem grande humor na bolsa, que cede terreno pela terceira sessão consecutiva. Nos estanca perdas das últimas sessões. Novabase dispara 4% com integração no PSI-20.

EDP e EDP Renováveis despertaram sem grande humor na bolsa de Lisboa, que perde terreno pela terceira sessão consecutiva. Enquanto isso, as ações da Nos, que estiveram em queda acentuada nas últimas sessões, estacam perdas. Do lado positivo, tanto a Ibersol como a Novabase assumem ganhos expressivos. A tecnológica dispara mesmo 4%. As duas cotadas vão subir de divisão, anunciou ontem a Euronext.

O PSI-20, o principal índice português, cai 0,14% para 4.628,36 pontos, pressionado sobretudo pelo grupo EDP. A EDP Renováveis perde 0,51% para 6,26 euros e a casa-mãe EDP desliza 0,91% para 2,84 euros. Outra nota de destaque vai para o BCP, cujas ações perdem mais de 1,5% apesar de o banco ter surpreendido esta segunda-feira o mercado com lucros de 24 milhões de euros.

Também as ações da Nos seguiam quase inalteradas nos 5,07 euros, estancando as perdas acentuadas das últimas duas sessões, perante a “falta de visibilidade” em relação às perspetivas da operadora liderada por Miguel Almeida, que na conferência de resultados com os analistas não apresentou novidades sobre a atualização do plano estratégico para este ano. Adicionalmente, a revisão em baixa do preço-alvo atribuído pelo Barclays criou nova fonte de pressão sobre o título.

Fora do índice de referência, a Ibersol e a Novabase terão um dia em que podem beneficiar com maior atenção dos investidores. Foram estas as duas cotadas selecionadas para integrar o PSI-20, que passará a ter 19 membros, anunciou ontem a Euronext. A Ibersol valorizava 1% e a Novabase acelerava mais de 4% no arranque da sessão.

“Trata-se de notícia positiva para os títulos pois a inclusão no índice PSI-20 aumenta visibilidade e poderá ajudar a aumentar a liquidez” de ambas as empresas, referiam esta amanhã os analistas do CaixaBI.

No plano europeu, a sessão arrancou com sentimento misto. As praças de Frankfurt e Paris negociavam em terreno negativo. Madrid mantinha-se ao nível de fecho da sessão anterior. Milão ganhava ligeiros 0,1%.

“Além dos desenvolvimentos em relação à política monetária nos EUA, um fator que tem influenciado significativamente o comportamento dos investidores nos últimos dias, a incerteza política continua a condicionar a atitude” dos investidores, justificam os analistas do BPI.

O Eurostat publica a meio da manhã a última atualização dos dados referentes à evolução da economia da Zona Euro no último trimestre do ano passado. Já antes os investidores ficaram a saber que as encomendas à indústria alemã caíram 7,4% em janeiro, a maior queda desde 2009, num sinal pouco positivo acerca do motor da economia da região da moeda única.

(Notícia atualizada às 08h34)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grupo EDP dá terceira sessão negativa a Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião