Que nota dava Santana a Marcelo? 14,5 valores. Ou 15. Ou quase muito bom

  • Margarida Peixoto
  • 12 Março 2017

Pedro Santana Lopes elogia a relação do Presidente da República com o Governo, mas defende que Marcelo "tem tido pouco cuidado no relacionamento com a oposição."

Numa avaliação de zero a 20, Pedro Santana Lopes dava 14,5 valores ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, diz, em entrevista ao DN. E depois corrige rapidamente: “Entre o bom pequeno e o bom grande, mas acho que é mais bom grande. É 15, na prática. Eu só não digo que é muito bom por esse excesso e pelo equilíbrio com a oposição.” O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa elogia Marcelo Rebelo de Sousa mas identifica-lhe alguns “exageros” e falta de “equilíbrio”.

Numa entrevista publicada este domingo, Santana Lopes nota que Marcelo “às vezes gosta de fazer de primeiro-ministro” e frisa que da mesma forma que elogia a relação do Presidente com o Governo, defende que “tem tido pouco cuidado no relacionamento com a oposição”. Há “algum esquecimento do Presidente no relacionamento que deve ter com a oposição”, explica, argumentando que aí o Presidente “tem de procurar algum equilíbrio.”

"[António Costa] tem um encanto para a esquerda, à esquerda dele. (…) E a esquerda, à esquerda de Costa, sente-se confortável com ele, gosta dele.”

Pedro Santana Lopes

Provedor da Santa Casa da Misericórdia

Já sobre o primeiro-ministro, Santana Lopes nota como a relação que António Costa estabeleceu com a esquerda parece ser “natural”. O chefe do Governo “tem um encanto para a esquerda, à esquerda dele”, diz Santana. “E a esquerda, à esquerda de Costa, sente-se confortável com ele, gosta dele.” Daí que, tanto quanto seja possível prever, ressalva, o provedor da Santa Casa não antevê dificuldades no relacionamento entre o Executivo, o PCP e o BE.

se Portugal entrar em dificuldades, Santana defende a ida a eleições, ao contrário do que sugeriu o líder da bancada parlamentar, Luís Montenegro, que levantou a hipótese de ser dada oportunidade a Pedro Passos Coelho de procurar formar governo.

Sobre Passos Coelho, Santana Lopes diz que o líder do PSD enfrenta “uma liderança difícil”, mas está convencido que o facto de aparecer ainda como ex-primeiro-ministro e não como líder da oposição é uma opção de Passos.

"O sistema de supervisão tem funcionado pessimamente e onde ele tem estado é no Banco de Portugal.”

Pedro Santana Lopes

Provedor da Santa Casa da Misericórdia

E sobre o modelo de supervisão bancária, que tem suscitado sérias críticas e que está a ser reavaliado pelo Governo — tendo sido apresentada uma proposta para retirar a supervisão macroprudencial das mãos do governador Carlos Costa, bem como os poderes de resolução bancária — Santana Lopes concorda que é preciso mudar alguma coisa. “O sistema de supervisão tem funcionado pessimamente e onde ele tem estado é no Banco de Portugal”, frisa. E diz que a proposta do Executivo “é útil”, para “debater”, sublinhando que seria importante “haver um consenso maior, efetivo, real” entre os vários partidos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Que nota dava Santana a Marcelo? 14,5 valores. Ou 15. Ou quase muito bom

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião