Holanda trava Europa. PSI-20 segue quedas

  • ECO
  • 14 Março 2017

Não há três sem quatro. A bolsa nacional fechou em queda pela quarta sessão consecutiva, acompanhando a tendência dos restantes mercados europeus num contexto de instabilidade política.

A bolsa portuguesa chegou ao final desta terça-feira no vermelho, mantendo a tendência da abertura… e das últimas três sessões. A praça nacional seguiu o mau desempenho das restantes praças europeias, penalizadas pela instabilidade política — as eleições holandesas realizam-se esta quarta-feira –, numa sessão em que apenas duas cotadas escaparam às quedas.

A Europa está a tremer e as praças lisboetas sofrem as réplicas do terramoto. O Stoxx Europe 600, que acompanha as 600 maiores empresas do Velho Continente, desceu pela primeira vez depois de quatro dias de ganhos, perdendo 0,36% para os 373,28 pontos. Isto na véspera das eleições holandesas, com o receio de que o radical Geert Wilders possa vencer.

Receios que surgem numa altura em que os investidores estão já atentos ao que se passa em França e no Reino Unido. A acusação do candidato francês Fillon François de desvio de fundos públicos, mas também a conquista da liberdade de Theresa May de ativar o Artigo 50 e avançar com o Brexit colocaram pressão nos mercados.

Lisboa não conseguiu contrariar a tendência. O PSI-20, índice bolsista de referência nacional, fechou esta terça-feira a perder 0,84%, para os 4.580,53 pontos, condicionado, essencialmente, pelo desempenho negativo dos títulos da Galp Energia. Fechou a cair 1,42%, ficando a valer 13,52 euros num dia em que o petróleo está a afundar. Cai mais de 2%.

A Mota-Engil fechou a desvalorizar 1,83% para os 1,77 euros, corrigindo parte dos grandes ganhos da sessão de ontem, onde disparou para lá dos 5%. Para o mau desempenho contribuíram também as quedas dos CTT, que desceram 1,74% para os 4,79 euros, e da Nos. A operadora cedeu 2,78%.

 

A queda só não foi mais expressiva devido ao desempenho positivo de dois dos pesos pesados da bolsa nacional. A EDP fechou a valorizar 0,18% para os 2,83 euros, já a Jerónimo Martins subiu 0,61% para os 15,65%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Holanda trava Europa. PSI-20 segue quedas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião