Portugal entre os países com maior crescimento do emprego

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 15 Março 2017

Portugal regista o sexto maior crescimento homólogo do emprego. Em comparação trimestral, porém, o avanço é mais comedido e desacelerou.

Portugal foi um dos países que registou maior crescimento do emprego nos últimos três meses de 2016, se a comparação for feita com o período homólogo. Em termos trimestrais, o emprego também avançou, mas a um ritmo mais comedido.

De acordo com os dados do Eurostat divulgados esta quarta-feira, o emprego em Portugal cresceu 2,4% entre outubro e dezembro de 2016, face aos mesmos três meses de 2015. É o sexto crescimento mais significativo no seio da União Europeia, ultrapassado por Malta (5,1%), Luxemburgo (3,2%), Chipre (3%), Irlanda (2,8%) e Eslováquia (2,6%). Espanha e Eslovénia apresentam o mesmo valor que Portugal.

Por outro lado, cinco países registaram quebras de emprego, com a Roménia a apresentar o pior valor (-1,2%).

No conjunto dos estados-membros, o emprego cresceu 1%. Na zona euro, subiu 1,1%.

Fonte: Eurostat

Os avanços são menos significativos em comparação trimestral. Face ao terceiro trimestre, o emprego cresceu 0,4% em Portugal, desacelerando face ao trimestre anterior, quando chegou a registar uma subida de 1,3%.

Neste caso, Portugal aproxima-se da média (0,2% na UE e 0,3% na zona euro), ultrapassado por vários estados membros. No topo da tabela, está Malta (1,9%) e na base está Estónia (-1,5%), indicam os dados ajustados de sazonalidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal entre os países com maior crescimento do emprego

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião