5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Depois da Fed, são muitos os bancos centrais que se vão reunir, mas dificilmente algum seguirá o exemplo dos EUA. Há também dados da inflação na zona euro. E ainda as contas da Sonae.

A Fed prometeu… e cumpriu. Subiu da taxa de juro dos EUA para o intervalo entre 0,75% e 1%, naquela que foi a terceira vez numa década que o fez. E os restantes bancos centrais? Hoje há reuniões em vários. Desde o Banco de Inglaterra ao da Suíça, sem esquecer o do Japão. Na zona euro há dados da inflação… para o BCE ver. Em Portugal, continuam as apresentações de resultados. Hoje é a vez das contas da Sonae.

Depois da Fed… os outros bancos centrais

A Fed já decidiu. Subiu os juros, numa altura em que a maioria dos bancos centrais continua com políticas extremamente acomodatícias. Continuam e deverão manter-se assim. É isso que se espera que resulte das reuniões agendadas no Banco de Inglaterra e no Banco do Japão, mas também noutros países: Suíça, Noruega, Turquia e até no Chile.

Inflação. Agora vem a confirmação

O Eurostat já deu a primeira indicação, mas hoje é confirmada a variação dos preços no consumidor no mês passado. E deve confirmar exatamente o que já se sabe: os preços estão a aumentar de forma expressiva. A taxa deverá aumentar para os 2%, o nível mais elevado desde janeiro de 2013, alcançando o alvo definido pelo Banco Central Europeu (BCE). Uma variação que, contudo, não deve convencer Mario Draghi a mudar o rumo da política monetária já que este é o resultado da subida dos preços do petróleo.

Primeiras linhas mestras do Orçamento de Trump

Os investidores têm sido pacientes com o novo Presidente dos EUA. Vão-se alimentando dos vários discursos expansionistas que Donald Trump tem feito, mas continuam à espera de pormenores sobre como é que o ex-empresário quer dar um novo impulso à maior economia do mundo. Hoje, isso pode mudar. Trump deverá dar a conhecer as primeiras linhas mestras do Orçamento para o próximo ano, sendo certo que quer mais milhares de milhões para a defesa.

Como vão reagir os investidores à Holanda?

Enquanto nos restantes mercados reinava a calma, nas bolsas europeias a última semana ficou marcada por alguma tensão. As eleições na Holanda, que se vieram juntar aos receios em torno das presidenciais em França e ao Brexit no Reino Unido, levaram os investidores a afastarem-se do risco, pressionando os índices. A Holanda foi a votos e… o populismo foi derrotado. Geert Wilders perdeu, Mark Rutte continuará como primeiro-ministro. Passou a tensão. Haverá celebração nas bolsas do Velho Continente?

Resultados. Agora são os da Sonae

Num dia em são conhecidas as contas de empresas como a Adobe, a Dollar General e a Generali (a seguradora italiana), os investidores portugueses vão olhar para as contas da Sonae. A holding liderada por Paulo Azevedo deverá conseguir apresentar um crescimento nos resultados líquidos, de acordo com o CaixaBI. A expectativa é de que os lucros ascendam a 203 milhões de euros, o que representa uma subida de 16% face aos 175 milhões de euros em 2015.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião