Saída do PDE à vista… e os juros da dívida caem

A taxa a dez anos da dívida nacional recuou mais de dez pontos base em duas sessões, apoiada pelas boas notícias para a economia portuguesa cujo eco chega à Europa.

Da Europa soam ventos que mais parecem uma agradável brisa de verão para a dívida nacional. Os crescentes sinais que apontam para a possibilidade de Portugal deixar de estar ao abrigo do procedimento por défice excessivo, têm funcionado como um bálsamo para os juros da dívida soberana nacional que registaram nesta segunda-feira a segunda sessão consecutiva de quedas acentuadas no mercado secundário.

A taxa de juro portuguesa no prazo a dez anos recuou na sessão de hoje mais de cinco pontos base, estendendo o alívio de mais de seis pontos base já registado na sessão anterior, para se fixar nos 4,077%, o valor mais baixo desde 15 de março. Nesse prazo, a yield nacional foi mesmo a que mais caiu quando comparada com os pares periféricos. E mesmo com o benchmark europeu: as bunds alemãs.

Taxa de juro lusa a dez anos em queda

Fonte: Bloomberg

A yield espanhola no mesmo prazo aliviou nesta sessão menos de um ponto base, para se situar nos 1,688%. Já a taxa italiana recuou quase três pontos base, para se fixar nos 2,197%. Por sua vez, a taxa a dez anos das bunds alemãs ficou quase inalterada, com o spread face à dívida nacional a fixar-se nos 372 pontos.

Este alívio acontece depois de na sexta-feira da semana passada o INE ter divulgado que Portugal atingiu o défice orçamental mais baixo desde o início da democracia — 2,1% –, uma boa notícia para a economia portuguesa cujo eco chegou aos responsáveis europeus. O valor reportado na sexta-feira ao Eurostat abre a porta para que Portugal saia do PDE aplicado ao país desde 2009, por ser inferior não só ao valor de referência de 3,0% previsto no Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC), mas também da meta mais exigente, de um défice de 2,5% do PIB, definida para o país aquando do encerramento do processo de aplicação de sanções.

No seguimento da divulgação deste número, Pierre Moscovici, comissário europeu dos Assuntos económicos, proferiu declarações que vão ao encontro precisamente da possibilidade de Portugal poder sair em breve do procedimento por défice excessivo. “Durante a crise, mais de 10 países estavam sob procedimento por défice excessivo, agora restam três. Portugal sairá em breve, a França em 2017 e a Espanha em 2018”, declarou o comissário, na entrevista publicada pelo La Repubblica, no passado sábado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Saída do PDE à vista… e os juros da dívida caem

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião