Elon Musk vai ligar os cérebros humanos aos computadores

  • ECO
  • 30 Março 2017

A nova companhia que o fundador da Tesla criou quer ligar os cérebros humanos aos das máquinas para nos permitir alcançar uma maior capacidade cognitiva. É o futuro, cada vez mais próximo.

Elon Musk não desiste de avançar com a tecnologia… a todos os níveis. Depois da Tesla e dos carros futurísticos, agora fundou uma nova companhia, a Neuralink, que terá como objetivo ligar os cérebros humanos aos computadores.

Fontes da Neuralink contaram ao The Wall Street Journal (conteúdo em inglês/ acesso pago) que a empresa está a desenvolver aquilo que designam como um “laço neural”, uma tecnologia que permitirá às pessoas comunicarem diretamente com os computadores, sem terem de passar por um intermediário físico. Ou seja, sem terem de escrever no teclado do computador ou usar os seus restantes componentes para enviarem informação do seu cérebro para o “cérebro” da máquina.

A Neuralink foi registada na Califórnia em julho do ano passado como uma companhia de pesquisa médica e envolve o implante de elétrodos — condutores de corrente elétrica — nos cérebros humanos que permitiam às pessoas fazerem uploads ou downloads dos seus pensamentos para um computador ou a partir de um computador. No fundo, este sistema permitiria aos utilizadores atingirem níveis mais elevados de desempenho cognitivo.

Ainda não há muita informação sobre como a empresa vai avançar nos próximos tempos, mas o seu fundador já veio anunciar, na sua conta do Twitter, que o esclarecimento está para breve, com um artigo que deverá sair no blogue Wait But Why na próxima semana.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Elon Musk vai ligar os cérebros humanos aos computadores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião