Grécia: Tsipras pede cimeira da zona euro se Eurogrupo falhar acordo
Donald Tusk mostra-se otimista quanto a um acordo na sexta-feira.
O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, pediu hoje a Donald Tusk a convocação de uma cimeira da zona euro se não for alcançado um acordo sobre a Grécia na reunião do Eurogrupo de sexta-feira.
“Se não houver ‘fumo branco’ na sexta-feira, pedi ao senhor Tusk para tomar a iniciativa de convocar uma cimeira dos países membros da zona euro”, disse Tsipras após conversações com o presidente do Conselho Europeu, em visita a Atenas.
As negociações entre a Grécia e os seus credores, zona euro e Fundo Monetário Internacional (FMI), para que seja disponibilizada uma nova prestação do empréstimo concedido a Atenas, estão bastante atrasadas.
Por seu lado, Tusk afirmou-se otimista quanto a um acordo na sexta-feira.
“Estamos muito perto (de um acordo). Deve haver um avanço positivo na sexta-feira”, indicou, sem responder se será necessária uma cimeira da zona euro.
“Não vou especular ou comentar um cenário eventual (de fracasso)”, afirmou Tusk. “O que quero fazer é apoiar os nossos colegas e chegar a acordo na sexta-feira”, acrescentou.
A Grécia acusa, principalmente, o FMI de pedir mais austeridade ao país.
“Há sempre novas exigências (…), esse jogo tem de acabar”, avisou Tsipras, sublinhando que os resultados da economia grega são “bem melhores que o esperado” e que não é preciso exigir “mais sacrifícios ao povo grego”.
As negociações entre o Governo grego e representantes dos credores têm-se intensificado nos últimos dias.
Apoie o jornalismo económico independente. Contribua
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.
Introduza um valor
Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.
Comentários ({{ total }})
Grécia: Tsipras pede cimeira da zona euro se Eurogrupo falhar acordo
{{ noCommentsLabel }}