Galp e Jerónimo Martins deixam bolsa à porta dos 5.000 pontos

Duas sessões de ganhos deixam PSI-20 mais perto da fasquia dos 5.000 pontos. BCP avançou mais de 1% depois da gestora de fundos internacional BlackRock ter reforçado presença no banco.

A bolsa nacional está novamente à porta da barreira psicológica dos 5.000 pontos, depois de ter baixado dessa fasquia no início da semana. Ajudaram os bons desempenhos da Galp e da Jerónimo Martins, dois dos pesos pesados em Lisboa, numa sessão europeia positiva.

O PSI-20, o principal índice português, registou uma subida de 0,39% para 4.999,52 pontos. Dez cotadas encerraram em terreno positivo, com os títulos da petrolífera e da retalhista em destaque: valorizaram 0,73% e 0,81%, respetivamente. No caso da Galp, a evolução positiva acompanhou a subida dos preços do petróleo. O Brent, que serve de referência para as importações nacionais, ganha 0,64% para 54,72 euros.

No setor financeiro, o BCP registou um dos melhores desempenhos na praça nacional. As ações do banco subiram 1,43% para 0,18 euros, depois de a gestora de fundos internacional BlackRock ter reforçado a sua posição na instituição com mais de 2% do capital.

BlackRock dá ganhos ao BCP

Entre as cotadas que estiveram a condicionar a bolsa, nota para a Nos. As ações da operadora dona da Meo caíram 1,55% para 5,09 euros, no pior desempenho em Lisboa.

Na Europa, os ganhos também foram modestos, com a exceção do madrileno IBEX-35, que somou mais de 1%. Nas restantes praças, como Frankfurt, Paris e Londres, as subidas não foram além de 0,6%.

“É o cenário económico mais positivo que vimos desde que Mario Draghi é líder do Banco Central Europeu“, referiu Mike Bell, estratego da JP Morgan Asset Management. “Os investidores não estão avaliar totalmente esta melhoria nos fundamentais económicos, talvez de forma compreensível por causa de preocupações políticas. Acreditamos que agora é uma boa oportunidade para comprar ações europeias”, acrescentou.

(Notícia atualizada às 17h10)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp e Jerónimo Martins deixam bolsa à porta dos 5.000 pontos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião