Abstenção eleitoral dá nisto — veja o vídeo

Circula na RTP 3 e nas redes sociais uma campanha de sensibilização contra a abstenção nas eleições. É como "um soco no estômago" para quem a vir. Veja-a aqui também.

Desde a semana passada que circula por aí um anúncio diferente. Anúncio, porque passa na televisão; diferente, porque tem apenas um objetivo: alertar os portugueses para os efeitos da abstenção eleitoral. Ora veja:

Está é a versão longa da campanha de sensibilização desenvolvida pela agência criativa 004 e produzida pela Krypton Films, com realização de Gonçalo Franco. Está a ser divulgada através da RTP 3 e das redes sociais, com outras quatro versões mais curtas, numa iniciativa integrada no “Festival Política”, a decorrer no Cinema São Jorge, em Lisboa, nos dias 21 e 22 de abril.

Em ano de eleições autárquicas, os promotores recordam os elevados números da abstenção que têm sido registados em sufrágios anteriores. Segundo a Pordata, nas legislativas de 2015, 44,1% dos recenseados não votou. Nas europeias em 2014, a abstenção chegou aos 66,2%. Nas presidenciais do ano passado, o número atingiu os 51,3%. E olhando para as regiões autónomas, nas últimas eleições regionais nos Açores e na Madeira, mais de metade dos eleitores não foi às urnas.

“Fazer esta campanha foi um enorme orgulho e um tremendo desafio. O que tentámos fazer foi dar um soco no estômago de quem visse este filme, tudo isto a partir de uma ideia muito simples: se tu te absténs e sabes que o mundo está cheio de pessoas sem os mínimos valores civilizacionais, então são estas pessoas que decidem por ti”, considera o diretor criativo da 004, João Gomes de Almeida.

A mesma disrupção é também assinalada por João Vilela, produtor executivo da Krypton Films: “Aceitámos este desafio por ser uma campanha necessária para combater um dos grandes problemas da nossa sociedade: a indiferença dos cidadãos relativamente à política, sobretudo na hora de decidir quem nos vai representar. Decidir quem vai decidir por nós é algo que não devemos abdicar.” “Esperamos que surta o efeito desejado”, conclui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Abstenção eleitoral dá nisto — veja o vídeo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião