5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

  • Juliana Nogueira Santos
  • 27 Abril 2017

Do Japão à Europa, o petróleo, as políticas monetárias e os resultados trimestrais das empresas vão marcar o dia nos mercados.

As políticas monetárias estão em destaque na Europa e no Japão, com os respetivos bancos centrais a divulgarem as conclusões das suas reuniões. Em Paris, os ministros da OPEP vão falar da matéria-prima que continua em queda e, no setor empresarial, a banca e as tecnológicas vão apresentar as contas dos primeiros meses do ano. Estas são as cinco coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados.

Será o fim do quantitative easing?

A política monetária seguida pelo Banco Central Europeu (BCE) continua sob ataque, sendo que o último veio do presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, que afirmou que esta tinha de ser abandonada gradualmente. Esta quinta-feira a decisão está do lado do BCE e dos seus responsáveis que se vão reunir e decidir o futuro do programa de estímulos. Mário Draghi divulgará os resultados da reunião por volta das 13h30 (hora de Lisboa).

BOJ também decide política monetária

Também é dia de política monetária no Japão. O Banco do Japão (BOJ) termina esta quinta-feira a reunião de política monetária de dois dias. Com a inflação do país a manter-se abaixo da meta estabelecida — 2% –, prevê-se que Haruhiko Kuroda, o governador do banco central japonês, e os restantes responsáveis não façam qualquer modificação ao programa de estímulos à economia.

Ministros da OPEP juntam-se em Paris

Após o petróleo ter atingido mínimos de quase um mês nesta quarta-feira, alguns dos ministros da energia dos países da OPEP vão marcar presença na International Oil Summit, em Paris. O secretário-geral do cartel, Mohammad Brakindo, e os presidentes da Total e da Saudi Aramco Oil serão oradores num painel que trará alguns detalhes sobre o rumo da política de cortes seguida até agora pela OPEP.

Será que abril trouxe confiança aos consumidores europeus?

A Europa vive um período de incerteza política com a nuvem do populismo a aproximar-se cada vez mais. No rescaldo da primeira volta das eleições francesas e ainda sem se saber que rumo tomará o Brexit, o Eurostat divulga o índice de confiança do consumidor relativo a este mês que está prestes a acabar. A Alemanha vai também publicar o índice de preços no consumidor relativos ao mesmo período

Banca e tecnológicas apresentam resultados

Esta quinta-feira é dia de resultados das empresas. O Deutsche Bank e o Bankinter vão apresentar as contas dos primeiros três meses do ano, sendo que o primeiro arrancou no passado mês de março com aumento de capital no valor de 8 mil milhões de euros.

No campo da tecnologia, os olhos vão estar postos na empresa-mãe da Google, a Alphabet, na Microsoft e na Amazon que também apresentarão resultados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião