Príncipe Filipe abandona deveres reais este outono

  • ECO
  • 4 Maio 2017

Aos 95 anos, o Príncipe Filipe vai deixar de aceitar convites para compromissos públicos, ainda que vá marcar presença em todos os que tenha marcados até agosto.

O Príncipe Filipe, Duque de Edimburgo e marido da Rainha Isabel II, vai abandonar os seus deveres reais este outono. Segundo um comunicado divulgado pelo Palácio de Buckingham e citado pela BBC, o próprio “decidiu que não vai continuar a marcar presença em compromissos públicos a partir do outono deste ano.”

A decisão foi tomada com o total apoio da rainha, sendo que o príncipe irá a todos os eventos marcados até agosto, quer individualmente, quer como acompanhante da rainha. No entanto, a partir de agora, e como é afirmado em comunicado, “o Duque não irá aceitar novos convites para visitas e compromissos, ainda que possa escolher marcar presença em alguns eventos.”

Esta decisão já tinha sido antecipada há cinco anos, quando o palácio comunicou que o duque ia gradualmente diminuir a sua carga de eventos. Ainda assim, em 2016 este marcou presença em 200 eventos.

A primeira-ministra britânica já divulgou um comunicado em resposta a esta decisão, tendo expressado “a mais profunda gratidão e votos de felicidade” ao Duque de Edimburgo.

Aos 95 anos, o príncipe é patrono, presidente ou membro de mais de 780 organizações. Segundo o Palácio de Buckingham, ele vai continuar “associado a estes”, ainda que não vá aos eventos públicos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Príncipe Filipe abandona deveres reais este outono

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião