BCP dá gás a Lisboa, Europa também avança

Ações do banco liderado por Nuno Amado avançam 3% depois de ter apresentado resultados acima do esperado. Lisboa e os seus pares regressam esta terça-feira aos ganhos.

A bolsa portuguesa regressa aos ganhos depois de ter fechado na segunda-feira em queda. O despertar positivo em Lisboa surge muito por culpa do BCP. O banco apresentou resultados acima do esperado e esta manhã prossegue o bom momento. Também grandes cotadas como a Galp e Jerónimo Martins estão em terreno positivo e sustentam o índice nacional.

O PSI-20 abriu com um ganho tímido. Avança 0,33% para 5.249,61 pontos, mantendo-se em terreno bull market. É a quinta sessão de ganhos em Lisboa nas últimas seis sessões. De forma algo inesperada, os índices europeus fecharam ontem em perda, apesar da vitória de Macron nas eleições francesas. Mas regressam aos ganhos esta terça-feira, com o CAC-40 a somar 0,49%.

Por cá, destaque para as ações do BCP. O banco liderado por Nuno Amado aumentou os lucros no primeiro trimestre do ano, para 50 milhões de euros, contra as expectativas dos analistas. As ações estão em alta de 3,29% para 0,23 euros.

“O banco, que na semana passada apresentou uma valorização das suas ações superior a 12%, informou que nos primeiros três meses do ano o resultado líquido atingiu os 50 milhões de euros (vs 42 milhões estimados pelo consenso dos analistas) e que a margem financeira aumentou 3% face ao trimestre anterior para 332 milhões”, comentam os analistas do BPI no seu Diário de Bolsa.

BCP destaca-se em Lisboa

Em relação ao desempenho europeu, destacam que “depois das eleições presidenciais em França, os investidores voltam agora a recentrar as suas atenções na Época de Resultados, numa altura em que o preço do petróleo não deixa de ser monitorizado”.

Há mais notas positivas no principal índice português. São 12 as cotadas que seguem com sinal mais. A Pharol, por exemplo, ganha quase 3% para 0,28 euros. Galp e Jerónimo Martins, dois dos pesos pesados em Lisboa, estão em alta ligeira de 0,07% e 0,29%, performances que ofuscam as quedas (também ligeiras) da EDP e EDP Renováveis.

Acompanhando Lisboa nos ganhos estão, além da praça de Paris, o Ibex-35 de Madrid (+0,15%) e o índice de referência europeu Stoxx 600 (0,21%).

No mercado petrolífero, o barril de Brent valoriza 0,45% para 49,59 dólares, depois de a Arábia Saudita ter admitido prolongar a redução da produção para lá de 2017, num esforço da OPEP para reduzir o excesso de oferta de ouro negro que tem condicionado a cotação.

(Notícia atualizada às 8h20)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP dá gás a Lisboa, Europa também avança

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião