Mercado externo faz disparar atividade industrial para 13%

  • Lusa
  • 9 Maio 2017

Uma das justificações para esta aceleração tem a ver com o maior número de dias úteis de março deste ano. As vendas para o mercado externo aumentaram mais do que para o mercado interno.

O índice de volume de negócios na indústria acelerou em março para um crescimento homólogo de 13,1%, enquanto o emprego, remunerações e horas trabalhadas progrediram 2,5%, 3,8% e 5,3%, respetivamente, divulgou esta terça-feira o INE. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), em fevereiro o índice de volume de negócios na indústria tinha crescido 5,5% e os índices relativos ao emprego, remunerações e horas trabalhadas evoluíram 2,3%, 3,6% e 1,9%, pela mesma ordem.

A aceleração do volume de negócios é associada pelo INE à diferença no número de dias úteis no período de referência, já que março de 2017 teve mais três dias úteis do que o mês anterior e mais um do que o homólogo. No período, ambos os mercados – externo e interno – apresentaram acréscimos nas respetivas taxas de variação homóloga, face às observadas em fevereiro: o índice de vendas para o mercado externo cresceu 20,3% (8,8% no mês anterior), enquanto o índice relativo ao mercado nacional aumentou 7,6% (2,9% no mês precedente).

Os índices dos agrupamentos de bens de consumo e de bens intermédios apresentaram os crescimentos homólogos mais intensos – respetivamente 16,1% e 13,5% (1,3% e 4,5% em fevereiro) – tendo contribuído em conjunto com 9,3 pontos percentuais (p.p.) para a variação do índice total. Já o agrupamento de energia foi o único com abrandamento, tendo registado um aumento de 11,5% em março (19,6% no mês anterior) e um contributo de 2,6 pontos percentuais para a variação do agregado.

O índice do agrupamento de bens de investimento passou de uma diminuição de 5,1% em fevereiro para um aumento de 8,8% em março. Considerando o primeiro trimestre do ano, as vendas na indústria apresentaram uma variação homóloga de 11,1% (3,2% no trimestre anterior), sendo que a variação mensal do índice foi de 15,0% (7,3% em março de 2016).

As vendas na indústria com destino ao mercado nacional aumentaram, de janeiro a março, 6,9% (2,7% no 4.º trimestre de 2016) e, em termos mensais, evoluíram 15,5% face a fevereiro (em março de 2016 aumentaram 10,4%). No que se refere ao índice de vendas na indústria com destino ao mercado externo, cresceu 16,5% no 1.º trimestre (3,9% no 4.º trimestre de 2016) e 14,5% em termos mensais (3,5% em março de 2016).

No que se refere aos índices de emprego, de remunerações e de horas trabalhadas, registaram variações mensais de 0,6%, 2,3% e 4,6%, respetivamente (0,5%, 2,1% e 1,3% em março de 2016).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mercado externo faz disparar atividade industrial para 13%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião