Bolsa volta a cair depois de uma das piores sessões do ano

Galp e EDP arrastam PSI-20 para nova queda. Mas o ambiente internacional também não ajuda. Investidores estão preocupados com as polémicas em torno de Donald Trump.

Depois de uma das piores sessões do ano, a bolsa nacional abriu esta quinta-feira novamente no vermelho, com os pesos pesados portugueses em queda. Lisboa acompanha as perdas que se verificam também entre os pares europeus, com os investidores a manifestarem pouco apetite pelo risco na sequência das polémicas em torno do Presidente norte-americano, Donald Trump.

O PSI-20, o principal índice português, cai 0,23% para 5.106,02,02 pontos, depois de ter cedido ontem mais de 1,5%, naquela que foi a pior sessão desde janeiro. Para esta queda do benchmark nacional contribuem de forma decisiva a Galp e a EDP. São cotadas que têm maior preponderância no rumo do índice e apresentam quedas entre os 0,5% e os 1,5%. No caso da petrolífera, a empresa liderada por Carlos Gomes da Silva informou o mercado da entrada em produção da primeira unidade replicante (P-66) em Lula/Iracema, no Brasil.

No total, são nove as cotadas que negoceiam abaixo da linha de água. O pior desempenho pertence ao Montepio, cujas unidades de participação do fundo daquele banco cedem 2,63% para 0,41 euros.

Outra nota vai para a Sonae, com as ações a recuarem 0,86% para 0,92 euros, no dia em que presta contas relativas ao primeiro trimestre do ano. A dona do Continente terá apresentado um lucro de oito milhões de euros, segundo o BPI Research, embora a pool de analistas da Bloomberg tenham projetado um prejuízo na ordem dos três milhões de euros.

“A recuperação do crescimento da economia, espelhada pelos últimos indicadores divulgados (nomeadamente o PIB do primeiro trimestre) deverá ser um dos catalisadores do resultado por ação da empresa, tendo em conta a sua elevada exposição à economia do país”, referem os analistas do BPI no Diário de Bolsa.

Sonae cai antes de prestar contas

Lá por fora, os investidores também continuam avessos ao risco. Em Madrid, o Ibex-35 cai 0,76%. Os principais mercados em Londres, Itália e Paris também estão em perda por causa de Donald Trump. O Presidente norte-americano está a ser acusado de interferências em investigações federais e isso pode comprometer a agenda da sua Administração em relação à reforma fiscal e gastos públicos em infraestruturas.

“A incerteza causada pelas recentes notícias sobre Donald Trump desencadearam renovadas preocupações com o comprometimento do Presidente relativamente à sua agenda, nomeadamente as medidas de crescimento tão aguardadas”, diz o BPI.

"A incerteza causada pelas recentes notícias sobre Donald Trump desencadearam renovadas preocupações com o comprometimento do Presidente relativamente à sua agenda, nomeadamente as medidas de crescimento tão aguardadas.”

Analistas do BPI

Diário de Bolsa

No mercado de dívida, os juros associados às obrigações a 10 anos de Portugal continuam em queda. A yield cede ligeiramente para 3,21%, numa altura em que o país está a melhorar a sua perceção de risco sobretudo por causa do desempenho na frente económica.

(Notícia atualizada às 8h24)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa volta a cair depois de uma das piores sessões do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião