PT paga comissão para pertencer ao mundo Altice

  • ECO
  • 26 Maio 2017

Em causa está uma taxa de franchising que se aplica a cada uma das empresas detidas. Em Portugal, a comissão já vigora. Em França foi chumbada.

A Portugal Telecom tem de pagar uma anuidade para fazer parte do clube Altice, que permite partilhar competências entre membros. Em causa está uma comissão de franchising, a cobrar ao longo de 2017, noticia hoje o Público [acesso pago].

Os responsáveis da Altice consideram o modelo “justo, directo e transparente”, mas não revelam o valor em causa. Ao diário, o presidente executivo da Altice afirmou: “O que estamos a tentar é apanhar os diferentes fluxos e os negócios desenvolvidos por cada país, para depois monetizar esses fluxos dentro do grupo”. “É um método usado por muitos grupos, a Vodafone tem o mesmo para a Vodafone em Portugal”, adiantou ainda Michel Combes.

De acordo com Combes, Portugal beneficia de pertencer a um grupo que tem empresas em França, Estados Unidos, Israel e República Dominicana. E para isso tem de pagar. O jornal aponta ainda para valores entre 50 e 70 milhões de euros por ano assumindo a comissão de 2% e 3% sobre as receitas locais, noticiada no final do ano passado pelo jornal suíço Le Temps. E adianta que os números que não foram desmentidos por Combes, já que este não quis revelar valores.

Na conferência de imprensa dos media internacionais, a questão foi levantada por uma jornalista francesa: em França não existe esta comissão de franchising porque foi travada pelo regulador. Combes  acredita porém a comissão será implementada.

As marcas PT e Meo desapareceram esta semana, que passaram a estar debaixo de uma única marca, a Altice. A mudança que chegará às operações do grupo em Portugal até ao final do segundo trimestre de 2018.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PT paga comissão para pertencer ao mundo Altice

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião