Desilusão no emprego americano atira euro para máximos de sete meses

Euro está a ser impulsionado pelos números do emprego norte-americano que ficaram aquém do esperado. Fed tem menor margem para subir as taxas de juro, pressiona o dólar e dá força à moeda europeia.

O euro está a ser impulsionado com as notícias menos positivas acerca da evolução do emprego nos EUA. O Governo norte-americano revelou esta sexta-feira que a economia criou menos postos de trabalho do que o previsto em maio, o que pode fazer a Reserva Federal mudar de ideias em relação a nova subida da taxa de juros.

O euro aprecia 0,5% para 1,13 dólares, negociando ao valor mais elevado desde novembro do ano passado.

Isto acontece sobretudo porque o mercado já não está tão convencido acerca de um novo aperto da política monetária por parte de Janet Yelle. É que uma subida da taxa de juro nos EUA daria suporte à nota verde em detrimento das outras moedas, mas os investidores já não estão tão certos de que isso vai acontecer.

Os dados oficiais mostraram que a maior economia do mundo criou 138 mil postos de trabalho no último mês, um número que ficou aquém dos 185 mil empregos que os analistas estavam à espera que fossem adicionados. A taxa de desemprego situou-se nos 4,3%.

“Uma subida em junho ainda está em cima da mesa mas o fluxo de notícias terá de melhorar para a Fed continuar a apertar a sua política na segunda metade do ano”, referiu Thomas Julien, economista norte-americano da Natixis North America, à Bloomberg.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desilusão no emprego americano atira euro para máximos de sete meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião