Entrada grátis em museus aos domingos e feriados a partir de 2 de julho

  • Lusa
  • 6 Junho 2017

A partir de dia 2 de julho, os cidadãos portugueses podem aproveitar os domingos e feriados para visitar os museus nacionais gratuitamente.

As entradas nos museus nacionais voltam a ser gratuitas aos domingos e feriados a partir de 2 de julho, anunciou esta terça-feira o ministro da Cultura. O ministro da Cultura quer que os portugueses conheçam os museus “mais e melhor”.

“A gratuitidade nos museus começa no primeiro domingo de julho, todos os domingos do calendário”, revelou esta terça-feira o ministro Luís Filipe Castro Mendes numa audição na comissão parlamentar de Cultura. De acordo com o governante, trata-se de uma “medida emblemática para os portugueses conhecerem mais e melhor os museus”.

Em novembro do ano passado, foi aprovada na Assembleia da República, na especialidade, uma proposta do PCP de alteração da proposta de lei do Orçamento do Estado para 2017, que determinava a reposição da gratuitidade da entrada nos museus e monumentos nacionais, nos domingos e feriados, até às 14h, para todos os cidadãos residentes em território nacional.

É difícil aplicar a lei, na medida em que há uma diretiva europeia que não permite o que está previsto na lei [aprovada no ano passado, no parlamento], que é restringir aos residentes em Portugal essa gratuitidade”, comentou Luís Filipe Castro Mendes em janeiro, em declarações à Lusa garantido contudo que a lei seria aplicada “com certeza” este ano. “Mas nós vamos trabalhar no sentido de conseguir cumprir a lei”, acrescentou. “É a nossa obrigação, com responsabilidade, considerando todas as contingências e circunstâncias que rodeiam essa aplicação”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Entrada grátis em museus aos domingos e feriados a partir de 2 de julho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião