Ministério Público investiga festas nos Jerónimos

  • ECO
  • 6 Junho 2017

O espaço do monumento terá sido usado para a realização de festas de aniversário sem que a Direção-Geral do Património Cultural recebesse qualquer compensação.

O Ministério Público abriu uma investigação à realização de festas de aniversário nos espaços do Jerónimos para as quais a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) não terá recebido qualquer compensação. Os pagamentos relativos à realização desses eventos terá sido feito durante vários anos a uma “associação sem fins lucrativos”, a “Troca Descobertas”, que explorou alguns espaços do Mosteiro dos Jerónimos, cobrando pelos seus serviços, valores que não terão chegado aos cofres do Estado, avança o Diário de Notícias (acesso pago).

Algumas das fundadoras da associação, sem vínculo ao Estado, chegaram a ter email oficial dos Jerónimos, assim como as atividades que realizavam foram publicitadas em portais públicos. Este é um dos exemplos referidos pelo jornal diário de algumas situações encontradas por uma auditoria da DGPC à gestão da diretora Isabel Almeida, que estão a ser investigadas pelo Ministério Público.

As festas, organizadas por uma “equipa de animação pedagógica” no Mosteiro dos Jerónimos, destinavam-se a alunos do ensino pré-escolar e primeiro ano do ensino básico. Eram realizadas com marcação prévia, sendo que os ateliês custavam 2,5 euros por aluno. Aos fins de semana também se realizavam festas de aniversário dentro do espaço do monumento lisboeta.

Vários documentos a que o Diário de Notícias diz ter tido acesso revelam também que algumas empresas que realizaram eventos nos espaços do Mosteiro do Jerónimos acabaram por pagar mais à World Monuments Fund (WMF), uma organização internacional sem fins lucrativos que se dedica à recuperação de edifícios históricos, do que à própria DGPC. A diretora do Mosteiro dos Jerónimos, Isabel Almeida, é vice-presidente da WMF.

Questionado pelo jornal diário sobre estas discrepâncias, o Ministério da Cultura não quis pronunciar-se sobre as questões em concreto, dizendo que o caso foi entregue ao Ministério Público.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministério Público investiga festas nos Jerónimos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião