5 coisas que precisa de saber antes de abrirem os mercados

Desde a reunião mensal do BCE às eleições gerais no Reino Unido, há muitas razões para os investidores estarem de "olhos bem abertos" nesta quinta-feira.

As atenções dos investidores prometem estar centradas nesta quinta-feira na reunião mensal do BCE, apesar de os especialistas não anteciparem que possam surgir novidades na política monetária da entidade liderada por Mario Draghi. As eleições gerais no Reino Unido, a par de novos dados sobre o emprego nos EUA prometem também estar no foco dos mercados. O rumo das ações do Santander também merece atenção, depois de o banco ter anunciado a compra do Banco Popular e a realização de um aumento de capital para fazer face a esse negócio.

Compra do Popular. Como vão rumar as ações do Santander?

O Banco Santander confirmou nesta quarta-feira a compra do Popular e também anunciou um reforço de capital que rondará os sete mil milhões de euros, no seguimento desta operação. As ações do Santander não reagiram da melhor forma a este anúncio, registando perdas na bolsa espanhola na última sessão. Tendo em conta que ainda há muito por saber sobre estes temas, os investidores prometem estar atentos à evolução das ações do banco espanhol, à medida que surjam novidades.

BCE reúne-se em Tallin. Haverá novidades sobre os estímulos?

Tallin foi o palco escolhido pelo Banco Central Europeu (BCE) realizar a reunião mensal de política monetária desta quinta-feira. Numa altura em que começa a apertar o cerco em torno da entidade liderada por Mario Draghi no sentido de começar a retirar os estímulos monetários, será que é nesta reunião que surgirão novidades nesse sentido? Tudo indica que não. Numa sondagem realizada pela Bloomberg, 54% dos economistas antecipam que só em setembro deverá haver novidades sobre o atual programa de estímulos. A expectativa do mercado vai ainda no sentido de o BCE rever em baixa as estimativas para a inflação, o que a confirmar-se deverá significar que fica tudo na mesma, em termos de política monetária.

Eleições gerais no Reino Unido concentram as atenções

Esta quinta-feira é dia de os eleitores britânicos irem a eleições gerais que ditarão aquele que será o próximo primeiro-ministro. Tudo indica que Theresa May deverá suceder a Theresa May no cargo, tendo em conta os resultados das mais recentes sondagens, apesar da aproximação do candidato do partido dos trabalhistas, Jeremy Corbin. Segundo uma sondagem da YouGov divulgada nesta quarta-feira, Theresa May reúne 42% das intenções de voto, com o seu opositor do partido trabalhista a ficar com 38%. O resultado das eleições será determinante para a condução do processo de negociação para a saída do Reino Unido da União Europeia.

Dados sobre o emprego nos EUA vão suportar subida de juros?

A evolução económica dos EUA tem sido cada vez mais favorável a uma nova mexida dos juros da maior economia do mundo. Muitos economistas antecipam que essa subida possa ocorrer ainda neste mês de junho, aquando da próxima reunião de política monetária da Fed. Os dados sobre os pedidos iniciais de subsídios de desemprego poderão contribuir ainda mais para esse cenário. Uma poll realizada pela Bloomberg antecipa que, em maio, os pedidos iniciais de subsídio de desemprego se tenham situado nos 240 mil, ou seja um valor inferior face aos 248 mil registados no mês anterior.

Mota-Engil distribui dividendos

Após vários dias em que as ações da Mota-Engil estiveram em ex-dividend, ou seja a descontar o efeito do dividendo, chega a ocasião da construtora distribuir pelos seus acionistas o valor em dívida relativo ao exercício do ano passado. A construtora liderada por Gonçalo Moura Martins paga nesta quinta-feira um dividendo de cinco cêntimos por cada ação detida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que precisa de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião