António Costa defende expulsão do eurodeputado Manuel dos Santos do PS

  • Lusa
  • 16 Junho 2017

Manuel dos Santos chamou “cigana” à deputada socialista Luísa Salgueiro no Twitter. Agora, o primeiro-ministro António Costa defendeu a expulsão do eurodeputado socialista do PS.

O secretário-geral do PS e primeiro-ministro, António Costa, criticou esta sexta-feira o eurodeputado socialista Manuel dos Santos, afirmando que se tornou “uma vergonha para o PS”, e defendeu a sua expulsão do partido por “preconceitos racistas”. “Há muito que Manuel dos Santos desonra o seu passado. Hoje tornou-se uma vergonha para o PS. Espero que a Comissão Nacional de Jurisdição rapidamente nos liberte da companhia de quem partilha preconceitos racistas”, afirmou, numa declaração à agência Lusa.

Na rede social Twitter, o eurodeputado socialista Manuel dos Santos chamou “cigana” à deputada do PS Luísa Salgueiro, “não só pelo aspeto”, mas porque “paga os favores que recebe com votos alinhados com os centralistas”. “Luísa Salgueiro, dita a cigana e não é só pelo aspeto, paga os favores que recebe com votos alinhados com os centralistas”, escreveu Manuel dos Santos num dos tweets.

Estes tweets começaram com críticas aos deputados socialistas do Porto que votaram na Assembleia da República uma saudação à candidatura de Lisboa para acolher a Agência Europeia do Medicamento (EMA). Na rede social Facebook, o eurodeputado Carlos Zorrinho, líder da delegação do PS no Parlamento Europeu, escreveu a meio da tarde desta sexta-feira que “o teor das acusações pessoais será analisado internamente”.

No seu comentário, Zorrinho refere que “o assunto das autárquicas em Portugal não está na agenda do Parlamento Europeu” e diz-se chocado, “como cidadão e socialista”, com as referências étnicas feitas. “Como me chocariam se fossem feitas por qualquer outro socialista. São lamentáveis”, afirmou. Outros deputados socialistas, como João Galamba, porta-voz do PS, ou Porfírio Silva, membro do secretariado do PS, condenaram igualmente as afirmações de Manuel dos Santos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

António Costa defende expulsão do eurodeputado Manuel dos Santos do PS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião