Donald Trump recua nas relações EUA-Cuba

Donald Trump criticou duramente o regime de Raúl Castro e anunciou um pacote de sanções que vai dar um passo atrás no reatar das relações entre os Estados Unidos e Cuba.

Os Estados Unidos deram um passo atrás no reatar das relações com Cuba. Num discurso em Miami, o Presidente Donald Trump prometeu refazer o acordo com o país liderado por Raúl Casto de forma a servir melhor os interesses dos cubanos e dos norte-americanos. Com o pacote de medidas sancionatórias, Trump deverá tornar mais difícil que cidadãos viajem individualmente para Cuba e vice-versa, de acordo com a CNBC.

A justificação do Presidente é a de que o regime de Raúl Castro estará a beneficiar de um aumento do turismo graças ao aliviar do embargo entre os dois países levado a cabo pelo seu antecessor, Barack Obama. “Os lucros do investimento e do turismo são diretamente canalizados para o setor militar. O regime fica com o dinheiro e detém a indústria. O resultado das ações do anterior executivo só têm sido mais repressão e um movimento para esmagar o movimento pacífico democrático”, disse Trump, citado pelo canal.

“Durante praticamente seis décadas, o povo cubano sofreu debaixo da dominância comunista. Até hoje, a Cuba tem sido conduzida pelas mesmas pessoas que mataram dezenas de milhares dos seus próprios cidadãos, que procuraram espalhar a sua ideologia repressiva e falhada em todo o nosso hemisfério e que uma vez tentaram armazenar armas nucleares a 90 milhas [cerca de 144 quilómetros] da nossa costa”, criticou também Donald Trump em Miami.

O Presidente garantiu ainda que estas medidas vão ao encontro da libertação de Cuba. “Com a ajuda de Deus, uma Cuba livre é o que iremos alcançar em breve”, rematou. Apesar da proibição das viagens individuais ao abrigo de programas de educação, estas viagens em grupo deverão continuar a serem permitidas, de acordo com uma nota oficial explicativa.

Recorde-se que Barack Obama visitou Cuba no ano passado. Foi a primeira vez em 88 anos que um Presidente dos Estados Unidos aterrou no país de Fidel Castro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Donald Trump recua nas relações EUA-Cuba

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião