Lisboa recupera à boleia da Europa

A praça portuguesa está a acompanhar a tendência positiva das restantes bolsas do Velho Continente. Depois da queda de mais de 1%, está a valorizar. A energia está a puxar pelo índice.

Depois de afundar mais de 1%, a bolsa nacional está a recuperar nesta última sessão da semana. A praça portuguesa acompanha o sentimento positivo das restantes bolsas europeias, beneficiando da recuperação dos títulos do setor energético, mas também do BCP. A Mota-Engil volta aos ganhos, apresentando a maior valorização no PSI-20.

O índice de referência da bolsa nacional arrancou a última sessão da semana com uma valorização de 0,19% para 5.272,15 pontos, depois de ter perdido 1,01% na sessão anterior, feriado nacional. Na Europa, o verde predomina, verificando-se valorizações entre 0,5% e quase 1% na bolsa francesa, o CAC-40.

A EDP está a contribuir positivamente para o desempenho da bolsa nacional. A elétrica, que foi retirada pelo BPI do cabaz das preferidas na Península Ibérica, está a corrigir de mais uma queda acentuada, avançando 0,69% para 3,08 euros. A EDP Renováveis, por seu lado, segue estável a cotar nos 7,00 euros. Nota positiva também para a Galp Energia que ganha 0,26% para 13,34 euros.

Na banca, o BCP está a valorizar quase 1% enquanto as unidades de participação do Montepio ainda não registaram qualquer transação depois da subida registada na última sessão. Os CTT, por seu lado, estão a impedir uma subida mais acentuada da bolsa ao apresentarem uma desvalorização de 0,32% para 5,54 euros.

A Mota-Engil é a cotada que mais ganha em Lisboa. A construtora, que disparou mais de 10% animada por obras na Guiné e em Moçambique, corrigiu na última sessão, mas volta a valorizar 1,65% para os 2,65 euros.

(Notícia atualizada às 8h13 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa recupera à boleia da Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião