Economistas preveem expansão da economia portuguesa em 2,1% em 2017

  • Marta Santos Silva
  • 19 Junho 2017

Os especialistas inquiridos pela Bloomberg estão otimistas devido ao crescimento elevado no primeiro trimestre, e anteveem uma maior expansão da economia, em linha com as previsões da OCDE.

A sondagem de economistas realizada pela Bloomberg junto de 20 especialistas em instituições por todo o mundo revela que há um renovado otimismo em relação ao crescimento da economia portuguesa: as previsões anteriores eram de 1,5% e foram agora elevadas para 2,1%, em linha com o que antevê a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

O Governo português é, para já, mais modesto — a previsão incluída no Programa de Estabilidade é de 1,8% no final de 2018 — mas Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia, admitiu que o PIB poderá crescer “para lá dos 2%”.

Para além de 2017, porém, as previsões voltam a tornar-se pessimistas, e a sondagem realizada pela Bloomberg não é exceção. Os economistas foram ainda mais prudentes do que a OCDE: anteveem um abrandamento para 1,5% em 2018 (a OCDE prevê 1,6%) e para 1,3% em 2019, um arrefecimento que também tem sido tomado em conta noutras previsões.

Quais as previsões das instituições para o PIB?

Fonte: OCDE, MF, FMI, CE, CFP

As previsões de crescimento em cadeia trimestre a trimestre este ano também são abertamente positivas, com os economistas consultados a preverem, em média, 0,4% de crescimento nos diferentes trimestres até ao quarto de 2018.

Segundo a Unidade Técnica de Apoio Orçamental, é possível que o PIB alcance os 2,5% ainda este ano, se o crescimento em cadeia nos próximos trimestres for conforme o previsto no Programa de Estabilidade deste ano. Os técnicos que suportam o parlamento em termos orçamentais estimam ainda que o crescimento económico só corresponderá ao valor esperado pelo Governo, de 1,8%, “apenas no caso de uma contração em cadeia em torno de 0,2%”.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economistas preveem expansão da economia portuguesa em 2,1% em 2017

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião