Bolsa nacional regista pior semana em dois meses

Pesos pesados derrubaram PSI-20 na última sessão da semana, em dia de perdas na Europa. O BCP contraiu mais de 2% no pior desempenho em Lisboa.

Apenas três cotadas contrariaram a pressão vendedora na bolsa nacional e fecharam a semana em terreno positivo. Esta sexta-feira, o PSI-20 foi sobretudo pressionado pelos pesos pesados BCP, EDP, EDP Renováveis e Jerónimo Martins. Na Europa, a sessão também acabou em sinal negativo.

O principal índice português fechou a cair 0,85% para 5.200,64 pontos. Foi a quarta sessão de quedas em Lisboa, que acumulou assim uma perda de 1,39% entre segunda-feira e hoje, correspondendo ao pior desempenho semanal em dois meses.

Entre os pesos pesados, destaque para a EDP (-0,9%), EDP Renováveis (-0,7%) e Jerónimo Martins (-0,63%), com o pior desempenho a pertencer ao BCP. As ações do banco liderado por Nuno Amado caíram 2,16% para 0,23 euros. Já esta quinta-feira o banco havia sido alvo de alguma pressão com a notícia de que as autoridades chinesas estão a investigar os investimentos da Fosun, principal acionista do BCP, no exterior do país.

Outra nota negativa vai para a Mota-Engil, cujos títulos desceram 1,61% para 2,57 euros. Para os analistas do BPI, a construtora nacional “foi alvo de uma pressão vendedora após os recentes ganhos”.

Do lado dos ganhos, a Galp até conseguiu recuperar e fechar o dia em alta de 0,08% para 13,11 euros, “em virtude da subida do preço do petróleo”, explica o BPI. Também a Pharol somou 1% para 0,30 euros, depois de a brasileira Oi ter anunciado que inicia na próxima segunda-feira um programa para chegar a acordo com os seus credores. Já depois do fecho do mercado, a Pharol revelou que a Discovery Capital Management aumentou esta semana a sua posição na empresa dos 2,02% para os 5,4%, segundo o comunicado enviado à CMVM.

E a Nos avançou 0,47% para 5,5 euros depois de a casa de investimento Haitong ter mantido a recomendação de “compra” sobre os seus títulos, apesar de ter baixado o preço alvo da operadora portuguesa para 7,10 euros.

Lisboa acompanhou as quedas nos pares europeus, que registaram perdas entre os 0,2% e os 0,7%, “numa sessão em que os investidores acompanharam a evolução do preço do petróleo, bem como os desenvolvimentos relacionados com a reunião dos líderes da União Europeia”, disseram os analistas do BPI.

(Notícia atualizada às 17h01)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa nacional regista pior semana em dois meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião