5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Em Portugal, o foco está nos transportes. Existirão ainda novidades nas trocas comerciais com os EUA e Inglaterra e em relação às reservas de petróleo norte-americanas.

Esta terça-feira os dados dos transportes poderão servir de guia à bolsa nacional. As empresas com ligações aos EUA e a Inglaterra terão também novidades em relação às condições comerciais que poderão encontrar em cada uma destas economias. Já as energéticas podem vir a fazer novas contas ao preço do barril com base nos inventários americanos. Pistas importantes sobre o futuro poderão ser encontradas na reunião anual do Fórum Económico Mundial.

Pelos caminhos de Portugal: onde param os transportes?

O INE revela esta terça-feira a Atividade dos Transportes no primeiro trimestre de 2017. O Programa Operacional Valorização do Território, que terminou a 14 de junho, teve como uma das prioridades os transportes, que beneficiaram de uma fatia considerável dos fundos da Comissão Europeia. O Corredor Internacional Sul, que ligará Sines à fronteira do Caia, é um dos exemplos que contou o financiamento de 89,5 milhões de euros de Bruxelas. Já os transportes urbanos limpos beneficiaram de 150 milhões de euros. O setor de transportes foi apresentado como o que executa melhor os fundos.

Banco de Inglaterra tira a temperatura à economia

O Comité de Política Financeira do Banco de Inglaterra divulga o Relatório de Estabilidade do país. O governador Mark Carney dará uma conferência de imprensa em hora a definir. Estes dados são especialmente relevantes para as empresas, tal como descrito recentemente no relatório do Banco de Portugal onde foram lançadas recomendações para a saúde da economia, uma delas, a previsibilidade dos impostos. O banco central português defende que é necessário “um enquadramento institucional e fiscal previsível” para cimentar a confiança dos investidores e dos empresários, que não gostam de surpresas nos impostos.

EUA: de portas abertas aos mercados internacionais?

O presidente da Reserva Federal de Filadélfia. Patrick Harker, pronuncia-se esta terça-feira em Londres sobre o panorama económico americano e as trocas comerciais internacionais. Em maio, numa entrevista ao Financial Times resumida pelo ECO, o presidente dos Estados Unidos afirmou pretender trocas comerciais “mais justas” através, por exemplo, da redução do défice comercial com países como o México. Mais recentemente, recuou nas relações com Cuba.

Quantos barris são precisos para descer o preço do barril?

Os inventários de petróleo dos EUA terão a sua divulgação semanal pelo Instituto de Petróleo Americano. Os dados do inventário ganham relevância numa altura em que as reservas de petróleo norte-americanas têm sido uma das principais causas da queda do preço da matéria-prima, que atingiu mínimos de sete meses no final da semana passada. Esta segunda-feira a tendência foi invertida — os movimentos de terça ficam assim em suspenso.

O futuro da economia mundial num só encontro

O Fórum Económico Mundial terá a sua reunião anual em Dalian, na China, entre os dias 27 e 29 de junho. Os cerca de 2000 participantes de 90 países diferentes vão discutir os mais variados temas, desde inteligência artificial até à recente crise de migração. Assuntos que afetam mais diretamente os mercados como o impacto da classe de consumidores da China ou novas tendências dos sistemas de produção também estão na agenda.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião