Delegação de Londres vai a Bruxelas com plano secreto para proteger setor financeiro

  • ECO
  • 3 Julho 2017

Uma delegação Londres leva a Bruxelas um plano secreto para proteger o setor financeiro da City. É um sinal de descrença na capacidade do Governo de Theresa May nas negociações sobre o Brexit.

Uma delegação da City de Londres desloca-se a Bruxelas esta semana com um plano secreto para um acordo no comércio livre em relação aos serviços financeiros. Crescem os receios quanto ao impacto do Brexit no mercado laboral, caso as instituições financeiras que operam na capital britânica sejam forçados a transferir operações para o continente.

Segundo o Financial Times (acesso pago / conteúdo em inglês), a iniciativa é liderada por Mark Hoban, antigo ministro da City, não tem qualquer ligação ao Governo de Theresa May, mas conta com o apoio oficioso de alguns responsáveis séniores do Executivo britânico.

São muitas as companhias de serviços financeiros que usam Londres como base para as suas operações na União Europeia, beneficiando da legislação do mercado único para venderem os seus serviços para lá da City. Porém, com a saída do Reino Unido do projeto europeu, muitos empresários e banqueiros manifestaram a sua preocupação quanto ao impacto do Brexit e cujas negociações têm de estar finalizadas até março de 2019.

Em particular, os bancos temem a possibilidade de terem de transferir milhares de funcionários das suas sedes em Londres para outros centros financeiros, como Frankfurt e Dublin.

Seja como for, a iniciativa independente da City de Londres revela quão descrentes e receosos estão alguns responsáveis do setor financeiros quanto ao facto de deixar o seu destino entregue nas mãos dos negociadores oficiais britânicos, numa altura em que se perspetiva um hard Brexit.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Delegação de Londres vai a Bruxelas com plano secreto para proteger setor financeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião