“Hoje estamos a viver o dia do recomeço da vossa história”, diz Marcelo

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 4 Julho 2017

Em Castanheira de Pera, o Presidente da República disse que "não basta prometer nas horas de dor que se vai regressar". "É preciso regressar", declarou.

“Hoje estamos a viver o dia do recomeço da vossa história”, frisou esta terça-feira o Presidente da República, no discurso em que assinalou o dia do município de Castanheira de Pera, uma das zonas afetadas pelo incêndio que ceifou a vida de 64 pessoas.

De acordo com o Chefe de Estado, “quanto mais depressa começar essa reconstrução mais depressa se prestará homenagem à coragem dos últimos dias e das últimas semanas”.

Marcelo entende que as próximas semanas “têm de ser de arregaçar as mangas e estar no terreno”, reconstruindo casas, relações e estruturas. O Presidente apontou para a rede de solidariedade que já chegou ao terreno mas notou: “todos sabemos que é preciso ir muito mais longe e muito mais depressa”. “E este tem dia tem esse sentido”, afirmou.

“Está todo o Portugal com Castanheira de Pera aqui, hoje”, adiantou ainda Marcelo, salientando, porém que “não basta prometer nas horas de dor que se vai regressar”. “É preciso regressar, é preciso estar, é preciso fazer, é preciso construir, é preciso recomeçar”, disse.

“Aqui estaremos, uma vez, duas vezes, três vezes, quatro vezes, as vezes que forem necessárias porque essa é a mensagem fundamental”. Quem recomeçou as sua caminhada merece ser acompanhado pelo povo português, mas não apenas “uma semana” ou “um ano”. “É uma caminhada conjunta que vamos fazer e que simbolicamente começa hoje, no dia do município”, notou.

Para Marcelo Rebelo de Sousa, a “História é feita de recomeços, como as famílias são feitas de recomeços, como a vida das pessoas é feita de recomeços”. O Presidente da República notou que “o dia do município” é o “dia do início de uma nova caminhada”. “Eram os antigos que diziam que viver o luto implicava vivê-lo intensamente mas olhando para o futuro”, acrescentou ainda.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Hoje estamos a viver o dia do recomeço da vossa história”, diz Marcelo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião